terça-feira, 22 de junho de 2010

Súmulas da Copa do Mundo de 2010 e Opiniões Pessoais

Olá, pessoal!!

Hoje vamos apressar um pouco a coluna devido a mudança de rodadas. Nesse primeiro post, falaremos dos últimos três jogos da segunda rodada:

PORTUGAL 7 X 0 COREIA DO NORTE
Estádio
: Green Point, na Cidade do Cabo (AFS)
Data: 21/6/2010
Árbitro: Pablo Pozo Contreras (CHI)
Auxiliares: Patrício Basualto (CHI) e Francisco Mondria (CHI)
Público: 63.644 presentes
Cartões amarelos: Pedro Mendes e Hugo Almeida (POR); Chol-Jin e Yong-Jo (CON)
Gols: Raul Meireles aos 29’/1T, Simão aos 8’/2T, Hugo Almeida aos 10’/2T, Tiago aos 15’/2T e aos 43'/2T, Liédson aos 36'/2T e Cristiano Ronaldo aos 42'/2T (Portugal)
PORTUGAL: Eduardo, Miguel, Ricardo Carvalho, Bruno Alves e Fabio Coentrão; Pedro Mendes, Raúl Meireles (Miguel Veloso 26'/2ºT) e Tiago; Cristiano Ronaldo, Simão (Duda 26'/2ºT) e Hugo Almeida (Liédson 32'/2ºT)
Técnico: Carlos Queiroz.
COREIA DO NORTE: Myong-Guk, Jong-Hyok (Song-Chol 30'/2ºT), Chol-Jin, Jun-Il, Nam-Chol (Kum-Il 18'/2ºT) e Kwang-Chon; In-Guk (Young-Jun 18'/2ºT), Yong-Jo, Yong-Hak e Yun-Nam; Tae-Se
Técnico: Kim Jong Hun.

Opinião: Se pudesse dizer desse jogo tudo em uma só palavra seria massacre. Especialmente no segundo tempo, onde os gols sairam como catchup, como diria Cristiano Ronaldo. No primeiro tempo, porém, tiveram que dar umas "mordidas nos sachês" pra sair o catchup, ops, o gol e ainda quase que os norte-coreanos roubaram alguns desses "sachês" no primeiro tempo, criando algumas boas oportunidades para marcar o gol e poder comer os "lanches portugueses". Mas em um vacilo da zaga, o Raul Meireles marcou o primeiro gol e "comeu o primeiro lanche da manhâ, um cachorro-quente simples". Depois, os norte-coreanos desesperados e famintos se abriram no segundo tempo para marcar algum gol e quem sabe, ter o prazer de "comer algum lanche ocidental". Mas foram com muita sede ao pote e a "lanchonete" estava muito bem guardada pelos portugueses. Aí foi o massacre total. Foram seis gols que sairam de todo jeito e a portuguesada comeu todos os lanches possíveis e teve até "Guaraná Antarctica trazido do Brasil"pelo Liédson. Tiago fez dois gols e "mereceu um bauru duplo" e até o Cristiano Ronaldo fez o dele e "comeu o seu lanche encharcado de catchup" não sem antes "brincar com a comida".
No fim, os portugueses sairam satisfeitos e mais gordinhos com os lanches, quer dizer, com a goleada e os norte-coreanos voltarão pra casa famintos e com água na boca. Será que voltarão mesmo pra casa? Ou será que pedirão asilo político em algum lugar pra comer os maravilhosos "lanches ocidentais"?

Minha nota do jogo é 8,5 pelo belo massacre português no segundo tempo. Olho neles!!!

CHILE 1 X 0 SUÍÇA
Estádio:
Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth (AFS)
Data: 20/6/2010
Árbitro: Khalil Al-Ghamdi (ARA)
Auxiliares: Saleh Al Marzouqi (EAU) e Hassan Kamranifar (IRA)
Público: 34.872 presentes
Cartões amarelos: Suazo, Ponce, Matías Fernández, Medel, Carmona e Valdívia (CHI); Nkufo, Barnetta e Inler (SUI)
Expulsão: Behrami 30'/1ºT (SUI)
Gol: Mark Gonzalez 29'/2ºT (Chile)
CHILE: Bravo, Isla, Medel, Ponce e Jara; Carmona, Vidal (Mark Gonzalez - Intervalo), Matías Fernández (Paredes 19'/2ºT) e Sánchez; Beausejour e Suazo (Valdívia - Intervalo) -
Técnico: Marcelo Bielsa.
SUÍÇA: Benaglio, Lichtsteiner, Von Bergen, Grichting e Ziegler; Huggel, Inler, Fernandes (Bunjaku 31'/2ºT) e Behrami; Frei (Barnetta 41'/1ºT) e Nkufo (Derdyiok 22'/2ºT) -
Técnico: Ottmar Hitzfeld.

Opinião: Uma partida de heróis e vilões aqui. De um lado, os bravos chilenos que em busca de sua segunda vitória foram martelando e atacando a todo momento e do outro lado, os também bravos suíços que defendiam sua meta a todo custo em busca de um recorde histórico que conseguiram aos 22 minutos do segundo tempo, tornando-se assim a defesa menos vazada da história das Copas, com 559 minutos sem tomar um gol. Poderia ter sido mais tempo se não tivesse entrado a bizarrice em campo na forma de uma expulsão imbecil do meia Behrami ao distribuir tapas em dois jogadores chilenos. Este foi o vilão do jogo.
E de tanto os chilenos baterem suas águas moles em pedras duras, conseguiram furar enfim o poderoso ferrolho suíço através de uma cabeçada do herói Mark Gonzalez para o fundo das redes dando tranquilidade aos chilenos para passarem para a próxima fase e com isso, dando mais pavor aos espanhóis já que os suíços certamente passarão pelos hondurenhos. (Ou não, né!!!)

Minha nota do jogo é 9 pela carga de dramaticidade e pelo recorde batido pelos suíços nessa partida. Parabéns, mestres do ferrolho!!!


ESPANHA 2 X 0 HONDURAS
Local:
Ellis Park, em Johannesburgo (AFS)
Data: 20/6/2010
Árbitro: Yuishi Nishimura (JAP)
Auxiliares: Toru Sagara e Jeong Ae Sang
Público: 54.386 pagantes
Cartões Amarelos: Turcios, Izaguirre (HON)
Gols: Villa 16'/1ºT (1-0), Villa 5'/2ºT (Espanha)
ESPANHA: Casillas; Sergio Ramos (Arbeloa, 31'/2ºT), Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets, Xabi Alonso, Xavi (Fábregas, 20'/2ºT), e Navas; Fernando Torres (Mata, 24'/2ºT) e David Villa
Técnico: Vicente del Bosque.
HONDURAS: Valladares; Mendoza, Chávez, Figueroa e Izaguirre; Wilson Palacios, Guevara, Turcios (Nuñez, 17'/2ºT) e Espinoza (Welcome, intervalo); Martínez e Suazo (Jerry Palacios, 38/2ºT)
Técnico: Reinaldo Rueda

Opinião: Foi um jogo daqueles de revoltar qualquer torcedor pela incrível quantidade de gols perdidos da Espanha nesse jogo porque só ela jogou. Os hondurenhos apenas tentaram jogar bola mas pararam-se nas suas limitações técnicas, nome bonito para ruindade ao extremo. E a Espanha perdeu uma ótima oportunidade de aumentar seu saldo de gols que pode ser decisivo no final. Destaque aqui para o David Villa, que fez um dos mais belos gols dessa Copa dando um drible raio-x em dois hondurenhos, passando por um terceiro na área e chutando quase caído pra dentro do gol. Uma pena que jogou um pouco de sua atuação pelo ralo chutando um pênalti pra fora, o famoso "PQP!!! Pra fora!!!".
O resultado foi meio ruim pros espanhóis que precisam vencer os chilenos de qualquer jeito pra não voltar pra casa mais cedo. Já para os hondurenhos, praticamente é o fim da estrada e o inverno tristonho chegou.
A não ser que furem o famoso ferrolho suíço e olhe lá.

Minha nota do jogo é 7 pela ruindade hondurenha e pela intranquilidade espanhola ao perder um catatau de chutes a gol. Muito pouco pra quem quer ser campeão.

Em breve, as súmulas e opiniões dos grupos A e B dessa Copa do Mundo.

Nenhum comentário: