quinta-feira, 17 de junho de 2010

Súmulas da Copa do Mundo de 2010 e Opiniões Pessoais

Olá, pessoal!!!

Sem deixar a peteca cair, vamos para mais súmulas e opiniões do dia de transição de rodadas:

HONDURAS 0 X 1 CHILE
Local
: Estádio Mbombela, em Nelspruit (AFS)
Data: 16/6/2010
Árbitro: Eddy Maillet (SEY)
Auxiliares: Evarist Menkouande (CAM) e Bechir Hassani (TUN)
Público: 32.664 presentes
Cartões Amarelos: Carmona, Fernandez (CHI); Palacios (HON)
Gol: Beausejour 34'/1ºT (Chile)
HONDURAS: Valladares, Mendoza, Chavez, Figueroa e Izaguirre; Palacios, Guevara (Thomas 20'/2ºT), Álvarez e Nuñez (Martinez 32'/2ºT); Espinoza e Pavón (Wellcome 14'/2ºT)
Técnico: Reinaldo Rueda.
CHILE: Bravo, Isla, Vidal (Contreras 35'/2ºT), Medel e Ponce; Carmona, Millar (Jara 7'/2ºT), Fernández e Valdívia (Gonzalez 41'/2ºT); Beausejour e Sánchez
Técnico: Marcelo Bielsa.

Opinião: Ufa!!! Até que enfim um técnico corajoso que manda o time atacar e pôe jogadores ofensivos para isso!!! "El Loco" Bielsa fez isso e foi premiado com a vitória.
O Chile mostrou bom toque de bola, jogadas envolventes e muita volúpia em chutar a gol. Tentaram várias vezes e converteu um deles com o ex-gremista Beausejour. Já os hondurenhos pouco mostraram na estréia e correm ainda o risco de ser saco de pancadas do grupo mas essa história pode ainda mudar.

Minha nota para esse jogo é 7 pela vontade dos chilenos de atacar.


Curiosidade: o jogador Beausejour teve uma passagem meteórica no Grêmio inacreditável de 2005 por isso o ex-gremista na crônica.

ESPANHA 0 X 1 SUÍÇA
Estádio
: Moses Mabhida, Durban (AFS)
Data: 15/6/2010
Árbitro: Howard Webb (ING)
Auxiliares: Darren Cann (ING) e Michael Mullarkey (ING)
Público: 62.453 presentes
Cartões amarelos: Yakin, Benaglio, Grichting e Ziegler (SUI)
Gol: Fernandes 6'/2ºT (Suíça)
ESPANHA: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol e Capdevila; Busquets (Torres 16'/2ºT), Xavi, Xabi Alonso, David Silva (Navas 16'/2ºT) e Iniesta (Pedro 31'/2ºT); David Villa
Técnico: Vicente del Bosque.
SUIÇA: Benaglio, Lichtsteiner, Senderos (Von Bergen 35'/1ºT), Grichting e Ziegler; Barnetta (Eggmann 46'/2ºT), Inler, Huggel, e Fernandes; Derdiyok (Yakin 33'/2ºT) e Nkufo
Técnico: Ottmar Hitzfeld.

Opinião: Essa zebra foi do tamanho dos Alpes Suíços. Ninguem poderia esperar ou imaginar que os simples suíços ganhariam dos favoritos espanhóis. Mas a verdade é que eles mereceram essa vitória.
Os espanhóis vieram com tudo atacando forte e mostrando técnicas apuradas, mas do outro lado havia os suíços, reis da retranca e do contra-ataque e mestres do ferrolho.
Não só o ferrolho funcionou com perfeição como ainda encontraram uma chance só de atacar. Mas essa chance foi exatamente a que entrou. Num contra-ataque aos trancos e barrancos, o cabo-verdiano Fernandes marcou após confusão na área. E ainda Derdiyok brindou o público com um belo "não-gol" onde entrou a dribles na área e tentou um lindo toque na saída de Casillas, mas a bola caprichosamente acertou no poste.
E por mais que atacassem muito e chutassem várias vezes ao gol, inclusive explodindo uma bola na trave por Xabi Alonso, os espanhóis não conseguiram furar o ferrolho e tiveram que amargar essa derrota. Já os suíços seguem sua invencibilidade defensiva chegando a 454 minutos sem tomar gol.
E o irônico da história é que o último jogador a vazar os suíços em uma Copa do Mundo foi um espanhol, o catalão Aitor Beguiristain em 1994 cobrando um pênalti. (e nem lembrávamos do cara!!!)
Hoje, ele se aposentou do futebol e é gerente-geral do Barcelona. Faz tempo isso...

Minha nota do jogo é 8,5 pelo fato dos espanhóis jogarem bem e dos suíços serem mais eficientes em marcar o gol.

ÁFRICA DO SUL 0 X 3 URUGUAI
Estádio
: Estádio Loftus Versfeld, em Pretória (África do Sul)
Data: 16/6/2010
Árbitro: Massimo Busacca (Suíça)
Auxiliares: Matthias Arnet e Francesco Buragnia
Cartões amarelos: Pienaar, Dikgacoi(AFS);
Cartões vermelhos: Itumeleng Khune, 30'/2ºT (AFS);
Gols: Forlán, 24'/1ºT ,Forlán, 30'/2ºT e Alvaro Pereira, 49/2ºT (Uruguai)
ÁFRICA DO SUL: Itumeleng Khune, Siboniso Gaxa, Aaron Mokoena, Katiego Mphela e Siphiwe Tshabalala; Steven Pienaar (Josephs - 31/2ºT), Teko Modise, Reneilwe Letsholonyane (Moriri - 11/2ºT) e Kagisho Dikgacoi; Lucas Thwala e Bongani Khumalo
Técnico: Carlos Alberto Parreira
URUGUAI: Fernando Muslera, Maximiliano Pereira, Diego Lugano, Diego Godín e Jorge Fucile (Fernández - 25/2ºT); Diego Pérez (Gargani - 45/2ºT), Arévalo Ríos, Álvaro Pereira e Diego Forlán; Luis Suárez e Edinson Cavani (Fernandéz - 44/2ºT)
Técnico: Oscar Tabárez

Opinião: Há momentos em que a mesma história se repete e um determinado ator é sempre marcado ou pelo mesmo roteiro de eventos que faz ou pelo herói que encarna, não dando chance a outros de representarem esse mesmo herói. Foi assim com Harrison Ford e o seu Indiana Jones, Sylvester Stallone e os seus Rambo e Rocky e Christian Bale com o seu Batman.
E isso ocorre também no futebol, representado pelo Uruguai e suas destruições de esperanças dos anfitriões. Em 1950, o Maracanazo contra o Brasil e em 2010, o "Vuvuzellazzo" contra a África do Sul.
A diferença entre esses jogos foi que em 1950, o Uruguai saiu perdendo e virou o jogo contra o Brasil e nesse, eles sairam ganhando e confirmaram a vitória com um bom futebol, passando por cima até de uma forcinha desnecessária da arbitragem naquela jogada que originou o pênalti do segundo gol uruguaio e a expulsão do goleiro Khune, o segundo dessa posição na História das Copas do Mundo. (o primeiro foi o italiano Pagliuca, na Copa de 1994 agarrando uma bola fora da área com a mão contra a Noruega)
O velho Uruguai bi-campeão voltou? Pelo menos nesse jogo sim para desespero dos sul-africanos, que estão a um passo de entrar pra história das Copas pela porta dos fundos sendo o primeiro anfitrião a não passar da primeira fase após 19 Copas do Mundo.

Minha nota desse jogo é 8 mais pela bela partida do Uruguai e pela boa atuação de Diego Forlan, que foi o primeiro jogador nessa Copa a marcar duas vezes em um mesmo jogo.

Até mais, pessoal!!!

Nenhum comentário: