sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Primeiro Dia das Quartas-de-Final da Copa do Mundo de 2022

Boa noite a todos e a todas.

Hoje tivemos o início das quartas-de-final com uma eliminação surpreendente do Brasil e um jogo espetacular entre argentinos e holandeses. O termo comum entre esses dois jogos resume-se a uma palavra: pênaltis.

Vamos as fichas técnicas e as análises agora.

Croácia 1×1 Brasil (Nos pênaltis, 4 x 2 Croácia)

Local: Estádio Education City, em Al Rayyan
Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Gols: Bruno Petkovic (Croácia), Neymar (Brasil)
Cartões amarelos: Marcelo Brozovic (Croácia), Danilo, Casemiro, Marquinhos (Brasil)
Cartões vermelhos:
 nenhum

Croácia: Dominik Livakovic; Josip Juranovic, Dejan Lovren, Josko Gvardiol e Borna Sosa (Ante Budimir); Marcelo Brozovic, Mateo Kovacic (Lovro Majer) e Luka Modric; Mario Pasalic (Nikola Vlasic), Andrej Kramaric (Bruno Petkovic) e Ivan Perisic. Técnico: Zlatko Dalic

Brasil: Alisson; Éder Militão (Alex Sandro), Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar; Raphinha (Antony), Richarlison e Vinícius Júnior (Rodrygo). Técnico: Tite


OPINIÃO: Um jogo simplesmente horrível no tempo normal. Os croatas tomaram a iniciativa no primeiro tempo, mas não tinham um finalizador e os brasileiros eram muito lentos na transição defesa-ataque. Com as entradas de Antony e Rodrygo no segundo tempo, o Brasil criou chances embora não chegando a transformar Livakovic no melhor em campo. Na prorrogação, as coisas melhoraram um pouco e graças a uma rara jogada de Neymar após tabela com Rodrygo, o Brasil saiu na frente. No entanto, foram os croatas que melhoraram com a entrada do dito finalizador e os contra-ataques ficaram um pouco mais frequentes. Num deles, após uma gritante falha ofensiva brasileira, Bruno Petkovic girou, bateu e teve um leve desvio pra enganar Alisson e empatar o jogo a cinco minutos do fim da prorrogação. Nos pênaltis, brilhou mais uma vez a estrela de Livakovic que defendeu a primeira cobrança e viu a de Marquinhos acertar a trave enquanto seus companheiros convertiam todas suas cobranças para garantir a vaga a semifinal pela segunda vez seguida. Quanto ao Brasil, volta para casa lamentando as lesões dos dois laterais-esquerdos e também os erros do técnico Tite em não variar seu esquema de jogo.

Resultado justo.

Nota do Jogo: 6


Holanda 2×2 Argentina (3×4 nos pênaltis para a Argentina)

Local: Estádio Lusail, em Lusail
Árbitro: Mateu Lahoz (Espanha)
Gols: Nahuel Molina, Lionel Messi (Argentina) Wout Weghorst duas vezes (Holanda)
Cartões amarelos: 
Wout Weghorst, Jurriën Timber, Memphis Depay, Steven Berghuis, Virgil van Dijk, Denzel Dumfries (Holanda), Marcos Acuña, Cristian Romero, Lisandro Martínez, Leandro Paredes, Gonzalo Montiel, Germán Pezzella (Argentina)
Cartões vermelhos: 
nenhum

Holanda: Andries Noppert; Jurriën Timber, Virgil van Dijk e Nathan Aké; Denzel Dumfries, Marten de Roon, Frenkie de Jong e Daley Blind (Luuk de Jong); Cody Gakpo (Noa Lang); Memphis Depay (Wout Weghorst) e Steven Bergwijn (Steven Berghuis). Técnico: Louis van Gaal

Argentina: Emiliano Martínez; Nahuel Molina (Gonzalo Montiel), Cristian Romero (Germán Pezzella), Nicolás Otamendi, Lisandro Martínez (Angel Di Maria) e Marcus Acuña (Nicolás Tagliafico); Rodrigo De Paul (Leandro Paredes), Enzo Fernández e Alexis Mac Allister; Lionel Messi e Julián Álvarez (Lautaro Martínez). Técnico: Lionel Scaloni


OPINIÃO: Um jogaço com J maiúsculo e com diversas variantes tanto no tempo normal quanto na prorrogação. Os argentinos dominaram o primeiro tempo e desperdiçaram boas chances aproveitando somente uma com Molina aproveitando passe magistral de Messi. Veio o segundo tempo e os argentinos ampliaram com Messi batendo pênalti feito de forma boba por Dumfries em Acuña. No entanto, meio que no desespero, Van Gaal encheu o time de atacantes e um deles fez uma enorme diferença para os holandeses, Weghorst.

O centroavante tinha tomado um amarelo no banco e já bem "pilhado" por isso, quase virou sozinho a partida com dois gols no fim sendo o primeiro numa bela cabeçada e o segundo em uma jogada ensaiada em cobrança de falta pegando a defensiva argentina desprevenida. Na prorrogação, seguiu o tiroteio argentino com os holandeses segurando enquanto podiam arriscando um ou outro contra-ataque perigoso. 

Nos pênaltis, Emiliano Martinez fez a diferença defendendo duas cobranças e garantindo a volta da Argentina a semifinal depois de oito anos. Os holandeses, mesmo com a derrota, saíram de cabeça erguida pela boa campanha que fizeram nesta Copa do Mundo.

Nota do Jogo: 10   


Por enquanto é isso, leitores e leitoras fieis.

Amanhã teremos os dois últimos jogos desta fase.


Até lá.

Nenhum comentário: