domingo, 18 de dezembro de 2022

A Grande Final da Copa do Mundo de 2022

Boa tarde a todos e a todas.

O que dá pra dizer desta final de hoje entre argentinos e franceses se resume em apenas quatro palavras: belo, épico, trágico e inesquecível. Qualquer uma das duas seleções merecia a taça e os argentinos levaram a melhor nos pênaltis sendo campeões depois de 36 anos e dando a Messi uma despedida digna em Copas do Mundo.

Vamos para a última ficha técnica e nossa última análise agora.

Argentina 3(4) x (2)3 França

Local: Estádio Lusail, em Lusail
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)
Gols: Lionel Messi (duas vezes), Angel Di Maria (Argentina), Kylian Mbappé (três vezes) (França)
Cartões amarelos: Enzo Fernández, Marcus Acuña, Gonzalo Montiel, Leandro Paredes (Argentina), Adrien Rabiot, Marcus Thuram, Olivier Giroud (França)
Cartões vermelhos:
 nenhum

Argentina: Emiliano Martínez; Nahuel Molina, Cristian Romero, Nicolás Otamendi e Nicolás Tagliafico (Paulo Dybala); Rodrigo de Paul (Leandro Paredes), Enzo Fernández e Alexis Mac Allister (Germán Pezzella); Lionel Messi, Julián Álvarez (Lautaro Martínez) e Ángel Di Maria (Gonzalo Montiel). Técnico: Lionel Scaloni

França: Hugo Lloris; Jules Koundé (Axel Disasi), Raphaël Varane (Ibrahima Konaté), Dayot Upamecano e Theo Hernández (Eduardo Camavinga); Aurélien Tchouaméni e Adrien Rabiot (Youssouf Fofana); Ousmane Dembélé (Randal Kolo Muani), Antoine Griezmann (Kingsley Coman) e Kylian Mbappé; Olivier Giroud (Marcus Thuram). Técnico: Didier Deschamps


OPINIÃO: Uma final com F maiúsculo. Em 120 minutos, houve tantas nuances e tantas reviravoltas que devemos contar esta análise em algumas partes. No primeiro tempo do tempo normal, foi um verdadeiro monólogo argentino com as oportunidades saindo naturalmente. Tudo bem que o pênalti foi meio que cavado do Di Maria embora Dembélé tenha sido imprudente. Mas lá estava Messi cobrando o pênalti e abrindo o marcador. Depois, o craque argentino começou a jogada que culminou no belo gol de Di Maria para aumentar o marcador. No entanto, Deschamps fez duas mudanças arriscadas no primeiro tempo que lentamente foi transformando o jogo. Quando o segundo tempo veio, Di Maria teve que sair devido as suas precárias condições físicas e a França começou a crescer no jogo. E Mbappé apareceu no momento certo e na hora certa fazendo dois gols em menos de cinco minutos. O primeiro num pênalti bobo cometido por Otamendi e o segundo em um golaço de puxeta onde não deixou a bola cair. Com a entrada de Kolo Muani, o time melhorou mais ainda, mas não conseguiu evitar a prorrogação.

Nela, foi a vez de Scaloni fazer uma substituição arriscada colocando Lautaro Martínez em campo e a resposta foi certeira. Através de uma jogada sua, Messi aproveitou o rebote de Lloris e fez 3 x 2 que dava o título para os argentinos naquele momento. 

No entanto, houve um segundo pênalti bobo cometido por Montiel que Mbappé bateu e fez o segundo hat-trick em finais na história das Copas. Terminou? Ainda não.

Cada equipe ainda teve uma chance de evitar os pênaltis com os franceses perdendo a sua nos acréscimos com Kolo Muani chutando pra grande defesa de Emiliano Martínez. Mbappé ainda quase marcou um gol de placa com o zagueiro salvando no último instante e levando para os pênaltis.

E ali, novamente Emiliano Martinez fez a diferença. Defendeu a cobrança de Coman e viu a de Tchouameni ir pra fora. Montiel teve tempo suficiente pra virar herói cobrando o pênalti decisivo que deu o título aos argentinos após longos 36 anos de espera. Sem dúvida, uma das melhores finais da História das Copas que ficará para sempre na memória de quem assistiu.

Nota do Jogo: 10


E com isso, a Copa do Mundo chegou ao fim. Agradeço mais uma vez ao Só Súmulas por ter dado este espaço a mim para relatar mais uma emocionante disputa que por muito pouco mesmo não registro. Tive uma síncope feia que quase me matou em 2020 e passei também pela COVID desejando ver mais uma Copa do Mundo e graças a deus, consegui esse intento.


Amanhã, leitores e leitoras fieis, sairá o post da artilharia da Copa de 2022 que só foi decidida nos minutos finais do jogo de hoje a favor de Mbappé.


Até lá. 

Nenhum comentário: