sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Décimo-Terceiro e Último Dia da Fase de Grupos da Copa do Mundo de 2022 - Definição do Grupo H

Boa noite a todos e a todas.

Seguindo uma das Copas mais malucas de todos os tempos, tivemos hoje o fim da fase de grupos com as fichas técnicas e as análises dos dois grupos restantes. O primeiro deles com o grupo H que teve outro surpreendente classificado que derrubou meio mundo e acabou com a chance de Portugal vencer os três jogos.

Vamos a elas então.

Uruguai 2×0 Gana

Local: Estádio Al Janoub, em Al Wakrah (Catar)
Árbitro: Daniel Siebert (Alemanha)
Gols: Giorgian de Arrascaeta, aos 26'/1T e aos 32'/1T
Cartões amarelos: Darwin Núñez, Luis Suárez, Kamaldeen Sulemana, Sebastián Coates
Cartões vermelhos: nenhum

Uruguai: Sergio Rochet, Guillermo Varela, José María Giménez, Sebastián Coates, Mathías Oliveira; Facundo Pellistri (Nicolás de la Cruz), Federico Valverde, Rodrigo Bentancur (Matías Vecino), Giorgian de Arrascaeta (Agustín Canobbio); Darwin Núñez (Maxi Gómez), Luis Suárez (Edinson Cavani). Técnico: Diego Alonso.

Gana: Lawrence Ati Zigi, Alidu Seidu, Daniel Amartey, Mohamed Salisu, Abdul Baba Rahman; Thomas Partey, Salis Abdul Samed (Antoine Semenyo); Iñaki Williams (Daniel-Kofi Kyereh), André Ayew (Osman Bukari), Jordan Ayew (Kamaldeen Sulemana); Mohamed Kudus (Abdul Fatawu Issahaku). Técnico: Otto Addo.


OPINIÃO: Um jogo em que os eventos quase se repetiram na íntegra. Como em 2010, Gana teve um pênalti a favor e desperdiçou desta vez com o goleiro Rochet defendendo. Como em 2010, Uruguai venceu o jogo graças a dois gols importantes de De Arrascaeta, com o segundo deles sendo um golaço sem deixar a bola cair. No entanto, com o gol inesperado dos coreanos no fim, as duas equipes que brigaram pela segunda vaga acabaram chupando o dedo e vendo o penetra coreano ficar com ela. Os ganenses jogaram mal onde não podiam e deram adeus a vaga de forma melancólica e os uruguaios demoraram a reagir na competição e quando fizeram, já era tarde demais. E as teimosias do técnico Diego Alonso também contribuíram pro desastre. Melhor sorte pros dois em 2026.    

Nota do Jogo: 9


Coreia do Sul 2×1 Portugal

Local: Estádio Education City, em Al Rayyan
Árbitro: Facundo Tello (Argentina)
Gols: Kim Young Gwon, Hwang Hee-Chan (Coreia do Sul), Ricardo Horta (Portugal)
Cartões amarelos: 
Lee Kang-in, Hwang Hee-Chan (Coreia do Sul)
Cartões vermelhos: 
nenhum

Coreia do Sul: Kim Seung-gyu; Kim Moon-hwan, Kwon Kyung-won, Kim Young-Gwon (Jun-ho Son) e Kim Jin-su; Jung Woo-Young, Hwang in-Beom e Lee Kang-in (Ui-jo Hwang); Lee Jae-Sung (Hwang Hee-Chan), Cho Gue-sung e Son Heung-min (Yu-min Jo). Técnico: Sergio Costa (Paulo Bento estava suspenso e acompanhou das arquibancadas)

Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Pepe, Antônio Silva e João Cancelo; Rúben Neves (Rafael Leão), Vitinha (Bernardo Silva) e Matheus Nunes (João Palhinha); Ricardo Horta, Cristiano Ronaldo (André Silva) e João Mário (William Carvalho). Técnico: Fernando Santos


OPINIÃO: Um jogo em que Portugal decidiu poupar meio mundo, mas não desistiu da vitória em nenhum momento. Os coreanos jogaram em busca de um milagre e parecia que tudo acabaria com o gol de Ricardo Horta, mas não desistiram e empataram com uma pequena "ajuda" de Cristiano Ronaldo que deu um "passe de costas" para o gol de Kim Young-Gwon. Mas o melhor estava por vir no fim. Em um contra-ataque rápido, Hwang-Hee Chan finalizou sem chances para Diogo Costa e decretou não só a virada como a classificação das mais improváveis as oitavas-de-final repetindo 2002. Com a diferença de não eliminar os portugueses dessa vez.

Nota do Jogo: 9


Por enquanto é isso, leitores e leitoras fieis.

Daqui a pouco, liberarei as fichas técnicas e as análises do Grupo G.


Até lá. 

Nenhum comentário: