sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Décimo-Terceiro e Último Dia da Fase de Grupos da Copa do Mundo de 2022 - Definição do Grupo G

Boa noite a todos e a todas.

Conforme o prometido, estamos fechando hoje a primeira fase com as duas últimas fichas técnicas e análises dos jogos do Grupo G onde o Brasil conseguiu o primeiro lugar na base do susto e levando certa preocupação para as oitavas que começam amanhã.

Vamos então ao encerramento da fase de grupos, leitores e leitoras fieis.

Sérvia 2×3 Suíça

Local: Estádio 974, em Ras Abu Aboud (Catar)
Árbitro: Fernando Rapallini (Argentina)
Gols: Xherdan Shaqiri, aos 20'/1T; Aleksandar Mitrovic, aos 26'/1T; Dusan Vlahovic, aos 35'1T; Breel Embolo, aos 44'/1T; Remo Freuler, aos 3'/2T.
Cartões amarelos: Silvan Widmer, Ruben Vargas, Sergej Milinkovic-Savic, Strahinja Pavlovic, Nemanja Gudelj, Aleksandar Mitrovic, Nikola Milenkovic, Granit Xhaka, Fabian Schär.
Cartões vermelhos: nenhum

Sérvia: Vanja Milenkovic-Savic, Nikola Milenkovic, Milos Veljkovic (Nemanja Gudelj), Strahinja Pavlovic; Andrija Zivkovic (Nemanja Radonjic), Sergej Milinkovic-Savic (Nikola Maksimovic), Sasa Lukic, Filip Kostic; Dusan Tadic (Filip Djuricic); Dusan Vlahovic (Luka Jovic), Aleksandar Mitrovic. Técnico: Dragan Stojkovic.

Suíça: Gregor Kobel, Silvan Widmer, Fabian Schär, Manuel Akanji, Ricardo Rodríguez; Granit Xhaka, Remo Freuler; Xherdan Shaqiri (Edmilson Fernandes), Djibril Sow (Denis Zakaria), Ruben Vargas (Christian Fassnacht); Breel Embolo (Noah Okafor). Técnico: Murat Yakin.


OPINIÃO: Um jogo frenético no primeiro tempo com sucessão de gols dos dois lados. A Suíça marcou primeiro com um belo gol de Shaqiri e não se intimidou nem mesmo quando os sérvios viraram em menos de dez minutos com uma cabeçada de Mitrovic e um chute no canto de Vlahovic. Conseguiu o empate com um gol de raça de Embolo e logo no segundo tempo, Freuler fez o gol da vitória e da classificação suíça para as oitavas onde enfrentará os portugueses em um jogo deveras complicado. Certamente o ferrolho será usado com o objetivo de anular o forte ataque português e especular um ou outro contra-ataque para chegar as quartas-de-final pela primeira vez desde 1954. Quanto aos sérvios, lamentarão muito o empate contra Camarões depois de abrir dois gols de vantagem. Resultado justo.    

Nota do Jogo: 8


Camarões 1x0 Brasil
Local: Estádio Lusail, em Lusail
Árbitro: Ismail Elfath (Estados Unidos)
Gols: Vincent Aboubakar (Camarões)
Cartões amarelos: Nouhou Tolo, Pierre Kunde, Collins Fai, Vincent Aboubakar (Camarões), Éder Militão, Bruno Guimarães (Brasil)
Cartões vermelhos: Vincent Aboubakar (Camarões)
Camarões: Devis Epassy; Collins Fai, Christopher Wooh, Enzo Ebosse e Nouhou Tolo; Pierre Kunde (Oliver Ntham) e Frank Anguissa; Bryan Mbeumo (Karl Toko Ebamki), Eric Maxim Choupo-Moting e Nicolas Moumie Ngamaleu (Jerome Mbekeli); Vincent Aboubakar. Técnico: Rigobert Song
Brasil: Ederson; Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho e Fred (Bruno Guimarães); Antony (Raphinha), Rodrygo (Everton Ribeiro) e Gabriel Martinelli; Gabriel Jesus (Pedro). Técnico: Tite

OPINIÃO: O "Banguzinho" brasileiro até que jogou bem criando chance em cima de chance. Só não contavam com duas coisas: a atuação monstruosa do goleiro Epassy que fez defesas de todo jeito lembrando o "goleiro ninja" do International Superstar Soccer e uma falha defensiva no fim que permitiu a Aboubakar marcar em uma cabeçada certeira sem chances para Ederson. Na comemoração, tirou a camisa e foi expulso da partida por justa causa. Contudo, a vitória não foi suficiente para a classificação camaronesa as oitavas de final. Quanto ao Brasil, apesar de enfrentar os imprevisíveis e velozes coreanos nas oitavas, ficou com duas preocupações na cabeça: a nítida inferioridade técnica dos reservas com relação aos titulares e a perda dos dois laterais-esquerdos do grupo, Alex Sandro e Alex Telles, por lesão o que forçará Tite a improvisações naquele setor. O que poderá ser fatal em um jogo tão decisivo como este das oitavas.
Nota do Jogo: 8,5

E assim, a primeira fase ou se preferirem, a fase de grupos chegou ao fim e agora tudo é oitavas-de-final.
Onde só existe uma lei: matar ou morrer.
Um objetivo: ganhar ou voltar pra casa.

Alea jacta est para as 16 seleções sobreviventes desta Copa no Catar.
Até a próxima.    

Nenhum comentário: