domingo, 11 de julho de 2010

Súmula da Final da Copa do Mundo de 2010 e Opinião Pessoal

Olá, amigos!!!

Estamos hoje nos despedindo de mais uma Copa do Mundo que revelou o oitavo campeão. Vamos a súmula e a opinião final:

HOLANDA 0 x 1 ESPANHA
Estádio
: Soccer City, Johanesburgo, África do Sul
Data: 11 de julho de 2010,
Árbitro: Howard Webb (ING)
Publico: 84.490 pagantes
Cartões Amarelos: De Jong, Van Persie, Van Bommel, Van Bronckhorst, Heitinga, Robben, Van der Wiel, Mathijsen (HOL); Puyol, Sergio Ramos, Capdevilla, Xavi (ESP)
Expulsão: Heitinga, 4'/2ºTP
Gol: Iniesta, 12'/2ºTP (Espanha)
HOLANDA: Stekelenburg; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen, Van Bronckhorst (Braafheid, 15'/1ºTP); Van Bommel, De Jong (Van der Vaart, 9'/1ºTP) , Sneijder; Kuyt, Van Persie e Robben (Elia, 25'/2ºT)
Técnico: Bert Van Marwijk
ESPANHA: Casillas; Sergio Ramos, Piqué, Puyol, Capdevilla; Xabi Alonso (42'/2ºT), Busquets, Xavi, Iniesta; Pedro (Jesús Navas, 15'/2ºT) e Villa (Torres, intervalo da prorrogação)
Técnico: Vicente del Bosque

Opinião: Um campeão merecido. Após tantas tristezas e tantos anos de coadjuvante no futebol mundial, a Seleção Espanhola se fez jus a fama que tem. A fama de grande vencedora.
E mostrou isso hoje em um jogo tenso e nervoso, onde houve entradas desleais de parte a parte e com a complacência do péssimo árbitro Howard Webb.
A Espanha fez seu jogo habitual de toques cadenciados com o objetivo de passar pela forte marcação holandesa. Estes por sua vez apostavam demais nos contra-ataques e no tempo normal a partida ficou muito ruim.
Na prorrogação, a partida continuou tensa e igual e somente em um lance isolado ou uma bizarrice poderia acontecer o gol do título.
E a bizarrice veio em uma expulsão infantil de Heitinga, que deixou os holandeses muito piores do que estavam. E aproveitando-se disso, a Espanha foi ao ataque e chegou ao gol do título através de um chute forte de Iniesta no canto.

No fim, um título merecido para os espanhóis que mostraram um belo futebol, atitude de campeão aliada a raça e talento de seus jogadores. A Holanda também mereceu o vice-campeonato e chegou mais longe do que poderia supor, eliminando o Brasil em um jogo que parecia perdido e segurando a pressão uruguaia nas semifinais.

Minha nota da final, infelizmente, é 8 devido ao baixo nível do jogo e o excesso de violência de ambas as equipes.

Bem, leitores e leitoras, esta coluna deu a vocês todas as emoções e alegrias que uma Copa do Mundo pode dar com as opiniões de todos os jogos e as súmulas desta Copa que entrou pra história pelo fato de surgir um novo campeão do mundo. A Furia Espanhola.

Como diria o meu conterrãneo e falecido jornalista Mendes Ribeiro: - Foi um privilégio ter estado com vocês.

E eu, como colaborador desse blog e pesquisador e apaixonado do futebol, fico contente por cumprir mais esse dever de preservar um pouco dessa bela história desse esporte.

Até breve, e muito obrigado a todos.

Um comentário:

Jorge Costa disse...

Amigo Mário
Quero demonstrar a minha satisfação pela sua ótima cobertura da Copa do Mundo, através de suas súmulas e opiniões pessoais de tudo que ocorreu durante a realização dos jogos. Está de parabéns.
Abraços,