quarta-feira, 24 de março de 2010

Artilharia da Copa do Mundo de 1934

Olá, pessoal!!

Como prometi na semana passada, seguiremos com as Artilharias em Copas do Mundo, citando agora a Copa de 1934, que foi realizada na Itália.
Uma Copa em que o futebol e a política andaram de mãos dadas todo o tempo, sendo que os jogadores italianos eram, segundo os registros da época, "eletrizados" com a presença de Benito Mussolini em todas as partidas da equipe. Isso sem falar na Alemanha, onde Hitler já começara a mostrar suas garras com o plano de dominação do mundo e uma imposição de uma nova ordem onde somente os "arianos puros" mandariam.

Sem delongas, vamos aos goleadores:

Com 5 Gols: Nejedly (Tchecoslováquia)

Com 4 Gols: Conen (Alemanha); Schiavio (Itália)

Com 3 Gols: Orsi (Itália); Kielholz (Suíça)

Com 2 Gols: Hohmann e Lehner (Alemanha); Horvath (Áustria); Voorhoff (Bélgica); Fauzi (Egito); Lángara (Espanha); Toldi (Hungria); Ferrari e Giuseppe Meazza (Itália); Jonasson (Suécia); Puc (Tchecoslováquia)

Com 1 Gol: Kobierski, Noack e Siffling (Alemanha); Belís e Galateo (Argentina); Bican, Schall, Sesta, Sindelar e Zischek (Áustria); Lêonidas da Silva (Brasil); Iraragorrí e Regueiro (Espanha); Donelli (Estados Unidos); Nicolás e Verriest (França); Smit e Vente (Holanda); Sarosi, Teleki e Vincze (Hungria); Guaíta (Itália); Dobai (Romênia); Dunker e Kroon (Suécia); Abegglen e Jaggi (Suíça); Sobotka e Svoboda (Tchecoslováquia)

Notas da Copa: Pela segunda Copa seguida, não houve empates sem gols.
Foram marcados 70 gols nessa Copa, com uma média de 4,12 gols por jogo, melhor do que a Copa anterior.
Houve três hat-tricks nessa Copa feitos pelos três principais artilheiros: Nejedly, que fez três gols contra a Alemanha, Conen, que anotou três gols contra a Bélgica e Schiavio, que marcou três gols contra os Estados Unidos sendo que ainda um destes gols foi o centésimo na História das Copas do Mundo.
O Egito foi o primeiro país africano a marcar gols na História das Copas do Mundo se juntando a França (primeiro país da Europa), Estados Unidos (primeiro país da América do Norte) e Brasil (primeiro país da América do Sul) neste seleto grupo. França, Estados Unidos e Brasil conseguiram esse feito em 1930, no Uruguai.

Até a próxima, com a Copa de 1938, na França. Au Revoir!!!!

3 comentários:

Gremista Fanático disse...

Não resta de duvida de que se trata de um post muito interessante, esse blog aqui nos tras muitas informações, tudo de grande valor historico, valeu, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Anônimo disse...

Você tem a súmula da final da Copa de 2006?
Tenho dúvidas e gostaria de vê-la publicada.
Abraços, Mário Marinho.

Jorge Costa disse...

Amigo Mário
Saiba tudo da Copa do Mundo de 2006 neste link
http://www.bolanaarea.com/copa_do_mundo_2006_fasefinal.htm