quarta-feira, 17 de março de 2010

Artilharia da Copa do Mundo de 1930

Olá, pessoal.

Seguindo a nossa seção, falaremos agora de Copas do Mundo. E ser artilheiro de uma Copa do Mundo é entrar definitivamente para a história do futebol. Cada gol que o jogador marca nesse evento especial é um momento lembrado para todo o sempre. Seja o único gol ou vários gols.

A partir de hoje, começaremos a relembrar a história das Copas através desses goleadores. Os números são estatísticos e frios, mas por trás deles existe a emoção do gol, a alegria de uma vitória, a conquista de um título e a entrada de seu nome em definitivo na memória de todos os torcedores de um país inteiro.

Sem delongas, vamos a lista dos goleadores da Primeira Copa do Mundo disputada em 1930 no Uruguai, vencido pelo dono da casa:

Com 8 Gols: Stábile (Argentina)

Com 5 Gols: Cea (Uruguai)

Com 4 Gols: Patenaude (Estados Unidos)

Com 3 Gols: Peucelle (Argentina); Preguinho (Brasil); Subiabre (Chile); Ivan Bek (Iugoslávia); Anselmo (Uruguai)

Com 2 Gols: Monti e Varallo (Argentina); Moderato (Brasil); McGhee (Estados Unidos); Maschinot (França); Vujadinovic (Iugoslávia); Stanciu (Romênia); Héctor Castro, Dorado e Iriarte (Uruguai)

Com 1 Gol: Mário Evaristo, Scopelli e Zumelzu (Argentina); Vidal (Chile); Brown (Estados Unidos); Langiller e Laurent (França); Marjanovic e Tirnanic (Iugoslávia); Carreño, Felipe Rosas, López e Manuel Rosas (México); Peña (Paraguai); Luis Ferreira (Peru); Barbu (Romênia); Scarone (Uruguai)

Gol Contra: Manuel Rosas (México) a favor do Chile

Notas da Copa: Nessa Copa de 1930 não houve um único empate.
Lucien Laurent marcou o primeiro gol da história da Copa do Mundo contra o México.
Bélgica e Bolívia não marcaram gols na Copa do Mundo de 1930.
Foram marcados 78 gols nessa primeira Copa do Mundo com uma média de 3,9 gols por partida, considerada uma média excelente.
Bert Patenaude dos Estados Unidos anotou o primeiro hat-trick (jogador que marca três gols num mesmo jogo) da história das Copas do Mundo ao marcar três gols contra o Paraguai. Além de Patenaude, outros dois jogadores chegaram a esse feito em 1930. Stabile, da Argentina ao marcar três gols contra o México e Cea, do Uruguai ao marcar três gols contra a Iugoslávia.

Até a próxima com a Copa de 1934, na Itália. Arrivederci!!!

2 comentários:

Gremista Fanático disse...

Olá amigo, eu tambem agradeço a visita e comentario ao Gremista Fanático, posha cara, gostei demais do seu blog, muito interessante e eu já vi que tem postagens do Grêmio, parabens pelo otimo trabalho, abraço.

Saudações do Gremista Fanático

Ramon de Castro disse...

nossa mto legal sua ideia.
Parabnes pelo blog.

vou segui-lo, se puder da uma olhada no meu.

abraço

http://futnaredenet.blogspot.com