sábado, 27 de março de 2010

Artilharia da Copa do Mundo de 1938

Olá, pessoal!!

Seguindo a nossa série sobre a Copa do Mundo, vamos agora para a França, em 1938. Se na Copa anterior, o futebol e a política andavam de mãos dadas, esta então foi mais além, com respingos inclusive na própria tabela. A Áustria, que disputaria esta Copa, acabou anexada pela Alemanha entre a divulgação da tabela e a estréia da equipe. Tanto foi que no dia que a Austria iria estrear, vários jogadores austríacos estavam jogando pela Alemanha, exceto o grande craque Mathias Sindelar que se recusou a jogar por esta seleção. Esta recusa, entretanto, custou a própria vida para ele, que de acordo com os registros da época, se suicidou. Mas quer saber o que acho disso? Pra mim ele acabou assassinado pelos nazistas. A Itália foi vaiada todo o tempo, mas mereceu ganhar esse título pelo que fez em campo e não pelo Mussolini.

Quanto ao Brasil, este fez um ótimo papel, terminando em terceiro lugar e revelando o primeiro artilheiro brasileiro em Copas do Mundo que mostraremos sem mais delongas:

Com 7 Gols: Lêonidas da Silva (Brasil)

Com 5 Gols: Sarosi e Zsengeller (Hungria); Sílvio Piola (Itália)

Com 4 Gols: Colaussi (Itália); Willimowski (Polônia)

Com 3 Gols: Perácio e Romeu Pelliciari (Brasil); Héctor Socorro (Cuba); Nyberg e Wetterstrom (Suécia); Abegglen (Suíça)

Com 2 Gols: Nicolás (França); Titkos (Hungria); Dobai (Romênia); Harry Andersson e Jonasson (Suécia); Nejedly (Tchecoslováquia)

Com 1 Gol: Gauchel e Hahnemann (Alemanha); Isemborghs (Bélgica); Roberto (Brasil); Magriña e Tomás (Cuba); Heissener e Veinante (França); Kohut e Toldi (Hungria); Giuseppe Meazza e Pietro Ferraris (Itália); Brustad (Noruega); Scherfke (Polônia); Baratky e Bindea (Romênia); Tore Keller (Suécia); Bickel e Wallaschek (Suíça); Kopecky, Kostalek e Zeman (Tchecoslováquia)

Gols Contra: Jacobssen (Suécia) a favor da Hungria; Lortscher (Suíça) a favor da Alemanha.

Notas da Copa: Foram marcados nesta Copa 84 gols em 18 jogos, com uma média de 4,7 por partida superando a média da Copa anterior que ja era boa, esta então ficou melhor ainda.
O gol de Tore Keller, da Suécia, na goleada de 8 x 0 sobre Cuba foi o de número 200 na História das Copas do Mundo.
Holanda e Indonésia (então chamada de Índias Ocidentais Holandesas) não marcaram gols.

Lêonidas da Silva, além de ser o primeiro brasileiro a ser artilheiro de uma Copa do Mundo, foi também o primeiro brasileiro a chegar ao hat-trick, marcando três gols contra a Polônia. Neste jogo ainda, ele e o polônes Willimowski, que também chegara ao hat-trick e mais um, ou seja, fez quatro gols sendo o primeiro a atingir o feito, foram os primeiros jogadores a chegar ao hat-trick em um mesmo jogo. E alem deles, Wetterstrom, da Suécia, também chegou ao feito, marcando três gols na goleada sobre Cuba por 8 x 0.

Falando em Cuba, este foi o primeiro país da América Central ao marcar gols na história das Copas do Mundo. O interessante disso tudo é que em Cuba atualmente o futebol não é muito difundido, mas chegou a ser na época em que Fulgêncio Batista assumiu o poder. Em 1938 era ele quem mandava na ilha com mãos de ferro. Mas com a chegada de Fidel Castro ao poder, o futebol foi deixado meio de lado, privilegiando mais os esportes olímpicos como o vôlei e o atletismo, onde os cubanos são muito fortes e tradicionais. E o irônico disso é que Fidel Castro em sua juventude, foi um excelente jogador de futebol e ajudou a equipe do colégio Belén a ganhar uma Liga Intercolegial de Futebol de Cuba em 1943. Diziam que tinha um chute potente capaz de tremer o goleiro adversário, segundo seus biógrafos. Ainda jogou basquete e beisebol muito bem, mas isso é outra história...

Até a próxima, com a Copa de 1950, no Brasil. Até mais!!!

Nenhum comentário: