domingo, 20 de abril de 2008

Décadas

SÃO PAULO(SP) 1 x 0 PALMEIRAS(SP)
Data: 10/11/1946
Campeonato paulista
Local: Pacaembu
Árbitro: Bruno Nina
Gols: Renganeschi,38 2ºT Expulsões: Remo, Paulo;Og Moreira, Villadôniga
SÃO PAULO: Gijo; Piolim e Renganeschi; Rui, Bauer e Noronha; Luizinho, Sastre, Leônidas, Remo e Teixeirinha / Técnico: Joreca.
PALMEIRAS: Oberdan; Caieira e Gengo; Og Moreira, Túlio e Waldemar Fiúme; Lula, Lima, Villadoniga, Canhotinho e Mantovani / Técnico: Ventura Cambon

No ano de 1946, o Tricolor entrou no Campeonato Paulista como um dos favoritos.Este time era reconhecido como um dos mais fortes do país e lutava pelo bicampeonato estadual. São Paulo e Corinthians chegaram com chances na rodada final. O alvinegro enfrentaria um time pequeno, enquanto o Tricolor pegaria o Palmeiras. Precisando vencer, o São Paulo entrou de corpo e alma, mas o Palmeiras também jogou com muita garra e complicou ao máximo a vida do São Paulo.O zagueiro argentino Armando Renganeschi mesmo machucado permaneceu em campo para fazer número pois não havia substituições. Aos 38 minutos do segundo tempo, uma bola acerta o travessão do Palmeiras e pinga na grande área. Correndo com grande dificuldade, praticamente arrastando o pé, Renga conseguiu chegar na bola e tocar para o gol. O gol do título.


BENFICA(POR) 2 x 5 SANTOS(SP)
Data
: 11/10/1962
Mundial Interclubes
Local: Estádio da Luz, em Lisboa
Árbitro: Pierre Schinter (França)
BENFICA: Costa Pereira; Humberto, Raul e Cruz; Caven e Jacinto, José Augusto, Santana, Euzébio, Coluna e Simões / Técnico: Otto Glória.
SANTOS: Gilmar; Olavo, Mauro e Dalmo; Zito, e Calvet; Dorval, Lima, Coutinho, Pelé e Pepe / Técnico: Luís Alonso Peres (Lula).
Gols: Pelé, aos 17 e 26 minutos do 1º tempo; Coutinho, aos três, Pelé, aos 19, Pepe aos 31, Euzébio, aos 41, e Simões aos 44 minutos do 2º tempo.


Foi no dia 11 de outubro de 1962 que o Santos Futebol Clube conquistou o título máximo que um clube de futebol pode alcançar. Nesta data, o Peixe sagrou-se campeão mundial interclubes, em Lisboa. A partida que rendeu o título ao Santos foi um verdadeiro show de bola. Este jogo é tido por muitos dos jogadores daquela época como a melhor apresentação do Santos em toda a sua história. O jogo final foi marcado por muita tensão. O estádio estava lotado e, como não poderia ser diferente, a quase totalidade do público presente torcia para o Benfica. O Santos havia vencido o primeiro confronto, no Maracanã, por 3 a 2, em um jogo muito disputado. O time português confiava tanto na vitória, que ouviam-se rumores de que já estavam sendo vendidos os ingressos para a terceira partida. Na verdade, o que a torcida portuguesa viu foi o completo domínio do Santos, que chegou a estar vencendo por 5 a 0. Os gols do Benfica só foram feitos nos últimos cinco minutos de jogo. Os gols do Santos foram marcados pelo famoso trio: Coutinho, Pelé (3) e Pepe. Pelo bonito futebol, a equipe campeã deu sua volta olímpica sendo aplaudida de pé pela torcida adversária


BOTAFOGO(RJ) 2 X 1 BANGU(RJ)
Data
: 18 12 / 1967.
Campeonato carioca
Gols: Roberto e Gerson; Mario
Juiz: Antonio Viug.
Público: 111.641 pagantes.
BOTAFOGO: Manga, Paulistinha, Zé Carlos, Leonidas, Valtencir, Carlos Roberto, Gerson, Rogério, Roberto, Jairzinho, e Paulo Cesar Caju /Técnico: Zagalo.
BANGU: Ubirajara, Cabrita, Mario Tito, Luis Alberto, Ari Clemente, Jaime, Ocimar, Paulo Borges, Del Vechio, Mario, e Aladim / Técnico: Plácido Monsores.

Há 41 anos o Bangu decidia com o Glorioso a final do carioca. Perdeu, mas lutou até o fim, quase conseguindo o empate. Jogava-se por amor à camisa. O Bangu nessa época tinha uma grande equipe e nesse jogo foi valente, busca intensamente o bicampeonato, e teve até um gol duvidosamente anulado.112 mil torcedores estavam presentes, mesmo com uma tarde de chuva forte sobre a cidade.
O Botafogo tinha um timaço, e levou o caneco com um golaço de Gerson no ângulo do Ubirajara


VASCO DA GAMA(RJ) 3 X 2 AMÉRICA(RJ)
Data: 31 de julho de 1937
Amistoso Interestadual
Local: Estádio São Januário Público: 25.000 pagantes
Juiz: Sanchez Diaz (Argentina)
Gols: Lindo (2) e Raul; Nélson e Carola
VASCO DA GAMA: Joel, Poroto e Itália; Oscarino (Rainha), Zarzur e Calocero; Lindo, Kuko, Raul, Feitiço e Luna (Orlando)
AMÉRICA: Tadeu, Vital e Badu; Brito, Munt e Possato (Pellizzari); Valdir, Carola, Plácido, Nélson e Wilson

Em 19 de julho de 1937, os presidentes do América, Pedro Magalhães Correia, e do Vasco, Pedro Pereira Novaes, reuniram-se secretamente na Associação dos Empregados do Comércio, no Centro do Rio, e elaboraram uma estratégia para a pacificação, celebrada enfim com a fusão de LCF e FMD, criando a Liga de Futebol do Rio de Janeiro, aceita imediatamente pelos outros dez clubes que integravam as duas antigas entidades. Logo, em 31 de julho, promoveu-se o amistoso entre América e Vasco, em São Januário, numa festa magnífica. Valeu, então, a Taça Pinto Bastos e o Bronze da Vitória, esse oferecido pela revista "O Cruzeiro". O Vasco venceu por 3 a 2 e ficou com a posse definitiva de ambos. Estabeleceu-se também um Troféu da Paz, para ser disputado naquele e em outros dois jogos, como de fato aconteceu. O América ganhou a segunda partida, realizada em 5 de setembro de 1937, e a terceira e decisiva, que aconteceu em 25 de agosto de 1938, por, respectivamente, 3 a 1 e 2 a 0, levando a taça para Campos Sales.


PALMEIRAS(SP) 2 X ESPORTIVA(GUARATINGUETA/SP)
Data: 07/09/1964
Campeonato Paulista
Gols: Ademar Pantera e Rinaldo
Árbitro: Teodoro Nitti
Renda: Cr$ 19.600.000,00
Público: 31.900 pagantes
PALMEIRAS: Valdir Joaquim de Morais; Caetano, Djalma Dias e Ferrari; Dudu e Valdemar Carabina; Gildo, Ademar Pantera, Picolé, Tupãzinho e Rinaldo / Técnico: Silvio Pirilo ESPORTIVA: Acosta; Bolar, Jorge e Rubens; Luís César e Zózimo; Roberto, Luís Carlos, Nenê, Sauí e Édson / Técnico: Carlos Silva

Em Setembro de 1964 a Sociedade Esportiva Palmeiras, com uma grande festa, entregava as obras de seu remodelado estádio. Foram entregues as novas numeradas, a arquibancada prolongada com um semi-círculo em seu final e o setor das sociais, aonde havia um lugar específico para os associados. Também foram reformados os banheiros, as cabines de rádio e televisão, a tribuna de honra, autoridades, e também foram criadas as cadeiras cativas, aonde da venda dessas cadeiras foi arrecadado parte do dinheiro investido nas obras.

Nenhum comentário: