domingo, 6 de abril de 2008

Decadas

PONTE PRETA(SP) 0 X 3 XV DE NOVEMBRO(PIRACICABA)
Data
: 12 de setembro de 1948
Campeonato Pauista da 2ª Divisão
Local: Etádio Móises Lucarelli, em Campinas
Juiz: Antonio Musitano
Renda: Cr$ 57.730,00
Gols: Sato, Gatão e Picolino
PONTE PRETA: Serafim; Alcides e Sapatão; Nego, Gaspar e Rodrigues; Damião, Gaiola, Vicente, Armandinho e Oliveira
XV DE NOVEMBRO: Ari; Elias e Idiarte; Cardoso, Strauss e Adolfinho; De Maria, Sato, Picolino, Gatão e HenriqueJogo de inauguração do Estádio Móises Lucarelli após vários anos de esforços para ter o seu estádio próprio. A equipe disputava suas partidas no Estádio Horácio da Costa, de propriedade do Mogiana. Este jogo foi válido pelo Campeonato Paulista da 2ª Divisão e foi contra a equipe mais poderosa do interior na época, o XV de Novembro de Piracicaba.

SÃO PAULO(SP) 0 x 0 PALMEIRAS(SP)
Data:03/10/1943
Campeonato PaulistaLocal: Pacaembu
Árbitro: Carlos de Oliveria Monteiro(Tijolo)
SÃO PAULO: King; Piolim e Virgílio; Zezé Procópio, Zarzur e Noronha; Luizinho, Sastre, Leônidas, Remo e Pardal / Técnico: Joreca.
PALMEIRAS: Obderdan; Junqueira e Osvaldo; Brandão, Og Moreira e Dacunto; Caxambu, Gonzalez, Cabeção, Villadoniga e Canhotinho / Técnico: Del Debbio

O primeiro título do São Paulo após o ressurgimento do clube, em 1935, foi conquistado em 1943, já com Leônidas da Silva no time. Naquele ano, diziam que o Campeonato Paulista seria decidido na moedinha. Se desse cara, o campeão seria o Corinthians. Se desse coroa, seria o Palmeiras. O São Paulo só poderia ser campeão se a moeda caísse em pé. E a Portuguesa, se a moeda parasse no ar. Pois a moeda caiu em pé. O São Paulo mostrou superioridade aos rivais ao longo de todo o certame e chegou à ultima rodada precisando de apenas um empate para ficar com a taça. O adversário era o Palmeiras e o 0 a 0 daquela tarde garantiu a primeira conquista tricolor da Era Leônidas. Aquele seria o primeiro de uma série de cinco títulos estaduais naquela década.


VASCO DA GAMA(RJ) 2 x 0 PEÑAROL(URU)
Data: 22/04/1951
Amistoso Internacional
Local: Maracanã
Gols: Friaça e Ademir.Juiz: Carlos de Oliveira Monteiro, o popular Tijolo.
VASCO DA GAMA: Barbosa, Augusto, Clarell. Danilo e Alfredo. Tesourinha. Ademir. Friaça (Ipojucan). Maneca e Djair.
PEÑAROL: Maspoli. Matias Gonzalez e Romero. J.C. Gonzales. Obdulio Varela e Etchegayon (Abadye). Gighia. Piuepoff. Falero (Miguez), Schiafino e Vital.

Vasco da Gama e Peñarol realizaram 2 jogos no Maracanã como praticamente, para os vascaínos, revanches do Mundial de 1950 quando, a Seleção Celeste ganhou por 2 x 1 do Brasil. Vasco da Gama e Peñarol tinham as bases dessas seleções e os cariocas levaram a melhor nestes 2 jogos. No primeiro ganhou por 3 x 0 e no segundo por 2 x 0.

Nenhum comentário: