terça-feira, 1 de abril de 2008

Décadas

Inauguração da Fonte Luminosa:
O majestoso estádio afeano está em parte pronto para ser inaugurado e entre a primeira e segunda rodada da 2ª Divisão a Ferroviária folgou para receber o poderoso esquadrão do CR Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, para um amistoso especial, ou seja a inauguração oficial do Estádio Fonte Luminosa. Cartazes espalhados pela cidade, panfletagem de avião, chamadas nas rádios, milhares de ingressos vendidos na região de Araraquara e o jogo do dia 10 de junho de 1951 entra para a história. De um lado o time base da Seleção de 1950, vice-campeã mundial e de outro um time inexperiente e em formação.

FERROVIÁRIA (SP) 0 x 5 VASCO DA GAMA (RJ)
Data:10 / 06 / 1951
Amistoso Interestadual
Local: Fonte Luminosa(Araraquara)
Juiz: Alberto da Gama Malcher auxiliado pelos bandeirinhas araraquarenses Ernani Salvador Volpi e Rolando Volpi.
Gols: Friaça(4), Tesourinha
VASCO DA GAMA: Barbosa; Augusto (Laerte) e Clarel; Ipojucan (Lola), Danilo e Alfredo; Tesourinha, Ademir (Amorim), Friaça, Maneca e Djair (Chico) / Técnico: Flávio Costa. FERROVIÁRIA: Sandro (Tino); Sarvas (Espanador) e Aléssio; Pierre, Basso e Pimentel (Rudge); Guardinha (Baltazar), Fordinho (Milton Viana), Marinho, Gonçalves e Baltazar (Tonhé) / Técnico: Zezinho
OBS:Friaça marcou o primeiro gol na Fonte Luminosa

SÃO PAULO (SP) 5 x 0 NACIONAL (SP)
Data: 01/01/1949
Campeonato Paulista
Local: Estádio do pacaembu, em São Paulo
Juiz: Mr. Snape
Renda: Cr$ 153.045,00
Gols: Friaça (2), Ponce de Leon e o juiz…
SÃO PAULO: Mário; Savério e Renato; Bauer, Rui e Jacó; Fraiça, Ponce de Leon, Leônidas, Remo e Teixeirinha.
NACIONAL: Fábio; Dedão e Antide; Damasceno, Riveti e Carlos; Plácido, Neca, Jorginho, Bode e Flávio.

Este jogo se tornou histórico, pois não foi o árbitro José de Assis Aragão o primeiro árbitro a marcar um gol, mas sim o inglês Mr. Snape que nesta partida se tornou o primeiro “árbitro artilheiro” brasileiro . Eis a ficha técnica e o comentário do jornal da época sobre o episódio:
Depois de um jogo onde predominou amplamante, o tricolor bateu a equipe nacionalista pela contagem de 5 tentos a 0. Deve-se notar contudo que a marcação do 2º e 5º tentos sampaulinos foi muto contestada, notadamente o último. A linha atacante tricolor desceu para o ataque, Leônidas ao visar o gol atingiu o árbitro com a bola e esta foi aninhar-se nas redes guarnecidas por Fábio. Este tento, porém legítimo, sómente foi contestado pelo inedetismo com que foi marcado”

PALMEIRAS (SP) 3 x 0 PORTUGUESA SANTISTA (SP)
Data: 21/01/1951
Campeonato Paulista/1950
Local: Estádio Ulrico Mursa, em Santos/SP
Árbitro: Richard Eason
Gols: Lima 27/1ºT Rodrigues Tatu 7 e 29 /2ºT
PALMEIRAS: Oberdan; Turcão e Palante; Waldemar Fiúme, Luis Villa e Sarno; Nestor, Achilles, Lima, Canhotinho e Rodrigues Tatu / Técnico: Ventura Cambon.
PORTUGUESA SANTISTA: Andu; Pavão e Olavo; Jarbas, Nélson e Cabeção; Plínio, Zinho, Baía, Moacir e Barbosinha.

O Campeonato Paulista de 1950 já tinha um campeão praticamente definido: o São Paulo. Aliás, um tricampeão, já que a equipe tricolor vencera as edições de 1948 e 1949, e já comemorava aquele que seria o seu primeiro tricampeonato estadual. Faltando apenas três rodadas para o término da competição, a equipe do técnico Vicente Feola somava três pontos a mais do que o Palmeiras, segundo colocado na tabela. E, como naquela época as vitórias valiam apenas dois pontos, era quase impossível ultrapassar o rival. Favorecido por três tropeços seguidos do São Paulo o Palmeiras sabia que uma vitória diante da fraca Portuguesa Santista lhe valeria a vantagem de jogar pelo empate na última rodada, justamente contra o São Paulo, o Palmeiras conseguiu segurar o 1 a 1 e impediu o tri são-paulino.

FLAMENGO (RJ) 6 X 4 HONVED (HUN)
Data: Março de 1957
Amistoso Internacional
Local: Maracanã
Gols: Evaristo de Macedo(2), Dida, Paulinho, Henrique, Moacir,Szusza
ÁRBITRO: Mário Vianna.
FLAMENGO: Ari. Tomires e Pavão. Milton. Luis Roberto e Edson. Paulinho. Moacir (Duca). Henrique (Dida). Evaristo e Bábá.
HONVED: Grosic. Rackoszye Baniay. Boszik. Kotasz (Farago) e Lanthos. Budai. Kocsis. SuzSza. Puskas e Czibor ( Sandor).
Obs: 1º jogo de um total de 3 contra o Flamengo nesta excursão.

Em 1957 o famoso Honved de Puskas veio fazer 5 jogos no Brasil. A Fifa havia proibido o Honved de jogar partidas oficiais seja lá em que lugar fosse, ou seja, a Fifa colocou o time na Ilegalidade. Isso ocorreu devido ao fato do ministro dos esportes da Hungria, na época, estar favorável a permanência do regime comunista soviético no país. Naquela época explodia, na Hungria, a revolução anti-comunista, mais conhecida como revolução Húngara de 1956, liderada principalmente por estudantes e populares que tinha como principal objetivo contestar o regime comunista e as medidas impostas pela política stalinista da União Soviética. Grandes autoridades do país estiveram presentes ao jogo: o Presidente Juscelino Kubitschek, o Prefeito Negrão de Lima, o Ministro Luiz Galloti e o Cardeal Dom Helder Câmara.

Nenhum comentário: