segunda-feira, 17 de março de 2008

Décadas

CRUZEIRO(MG) 2 x 1 BOTAFOGO(RJ)
Data: 02/02/1957
Amistoso Interestadual
Local: Estádio Barro Preto / Belo Horizonte
Renda: Cr$56.160
Árbitro: Honver Bilate (RJ)
Auxiliares: Manoel do Couto Ferreira Pires (RJ) e Carlos Henrique Alves Lima (RJ).
Gols: Didi, 17min do 2º tempo, Gilberto aos 33min e aos 44min do 2º tempo.
CRUZEIRO: Mussula; Nozinho, Gérson, Adelino e Lazarotti; Pireco (Salvador), Raimundinho, Gilberto e Pelau; Cabelinho e Airton / Técnico (interino): Colombo.
BOTAFOGO (RJ) : Amauri (Pereira Natero); Orlando Maia, Bob Dr, Nilton Santos, Bob, Pampolini, Juvenal, Neivaldo, Didi, Gato (Paulinho), Garrincha e Gainete / Técnico: Geninho

Nesse tempo, o Botafogo tinha uma equipe muito forte, com vários jogadores presentes nos mundiais de 1958 e 1962 e aceitou um convite do Cruzeiro para um amistoso em Belo Horizonte e estendedou-se também para um confronto junto ao Atlético Mineiro. Nestes amistosos, o Botafogo destinaria sua cota na renda em benefício do zagueiro Gérson dos Santos que havia retornado do alvinegro carioca para o Cruzeiro e também, como parte do pagamento do passe do jogador Paulinho Vlentim, que o time da estrela solitária comprara do alvinegro mineiro.


BOTAFOGO(RJ) 6x2 FLUMINENSE(RJ)
Data: 22/12/1957
Campeonato cariocaLocal: Maracanã
Público: 89.100
Árbitro: Alberto da Gama Malcher
Gols: Paulinho Valentim(5), sendo um de bicicleta;Escurinho, Garrincha e Waldo.
BOTAFOGO:Adalberto, Beto, Thomé, Servílio, Pampolini e Nílton Santos; Garrincha, Didi, Paulinho Valentim, Édison e Quarentinha / Técnico: João Saldanha.
FLUMINENSE:Castilho, Cacá, Pinheiro, Clóvis, Jair Santana e Altair;Telê, Jair Francisco, Waldo, Róbson e Escurinho / Técnico: Sylvio Pirillo.

Decisão do Campeonato carioca de 1957, bastando somente um empate para o Fluminense levantar o caneco mais, comandandados por João Saldanha e com uma grande atuação de Paulinho Valentim vindo do Atlético Mineiro e que depois fez carreira no boca Juniors o Botafogo fez uma grande partida e goleando o tricolor por 6 x 2 levou o troféu para General Severiano.


SELEÇÃO DE ALAGOAS 3 x 2 RENNER(RS)
Data:27/12/1953
Amistoso Interestadual
Local: Estádio Gustavo Paiva(Mutange)
Juiz: Adalberto Silva(AL)
Gols: Orizon(2 de pênalti)e Géo; Joeci, Enio Andrade(Renner).
SELEÇÃO: Epaminondas, Dirson e Orizon, Piolho, Zanélio e Mourão, Cão (Helio Miranda), Dida, Cécé, Bequinho (Tonheiro) e Géo.
RENNER: Valdir de Moraes, Enio Rodrigues, Ody, Ivo Medeiros, Valdo e Orlando, Carlito, Breno, Pedrinho, Enio Rodrigues e Orcely.


CSA(AL) 1 X 1 RENNER(RS)
Data:30/12/1953
Amistoso Interestadual
Local: Estádio Gustavo Paiva(Mutange)
Juiz: Aparício Viana Gustavo Paiva(Mutange)
Gols: Géo, Juarez
CSA: Almir, Paulo Mendes e Orizon, Piolho, Zanelio e Napoleão, Italo (Deda), Dida, Sued, Netinho e Géo.
RENNER:Valdir de Moraes (Albertino), Enio Rodrigues, Léo(Ody), Ivo Medeiros (Gago), Bonzo (Valdo) e Orlando, Carlito, Breno, Pedrinho (Juarez), Enio Andrade e Joeci (Orely).

Em 1953 o Renner de Porto Alegre jogou duas partidas em Maceió. Era o primeiro clube gaúcho a visitar o estado. Possuía grandes jogadores e foi campeão gaúcho de 1954. Alguns deles terminaram jogando na seleção brasileira defendendo as cores de grandes clubes brasileiros.


PALESTRA ITÁLIA(SP) 6 x 0 BANGU(RJ)
Data: 13/08/1933
Torneio Rio-São Paulo
Local: Estádio Palestra Itália / Parque Antártica
Árbitro: Haroldo Dias da Mota
PALESTRA ITÁLIA: Nascimento, Carnera, Junqueira, Tunga, Dula (Zico), Tuffy, Avelino, Gabardo, Romeu Pellicciari, Lara, Armandinho / Técnico: Humberto Cabelli
BANGU: Euclides, Mário, Sá Pinto, Paulista, Santana, Médio, Sobral, Ladislau, Tião, Plácido, Dininho (Vivi) / Técnico: Luiz Vinhaes
Gols: Gabardo(2), Avelino(2),Romeu Pellicciari(2)

Jogo disputado pelo primeiro Torneio Rio-São Paulo da história e a diretoria palestrina promoveu uma grande festa naquele 13 de agosto de 1933. Era a reinauguração do Parque Antárticao e quem pagou o pato foi o Bangu com essa humilhante e impiedosa goleada de 6 x 0.Médio e Ladislau do Bangu eram irmãos do grande Domingos da Guia e tios de Ademir da Guia um dos maiores jogadores do verdão.

Nenhum comentário: