quarta-feira, 19 de março de 2008

Décadas

FLAMENGO (RJ) 4 X 1 VASCO DA GAMA (RJ)
Data:
15 / 12 / 1957
Campeonato carioca
Local: Maracanã
Juiz: Alberto da Gama Malcher
Gols: Joel, Zagalo, Dida, Henrique, Wilson Moreira
FLAMENGO: Fernando, Jouber, Pavão, Jadir e Jordan, Dequinha e Moacir, Joel, Henrique, Dida e Zagalo / Fleitas Solich
VASCO DA GAMA: Carlos Alberto, Paulinho, Belini, Orlando e Coronel. Écio e Rubens. Sabará, Almir, Wilson Moreira e Pinga.

O Flamengo repetiu o placar do primeiro turno. Os rubros negros golearam novamente o Vasco por 4x1, no clássico de ontem no maracanã. O tradicional clássico atraiu um grande público com recorde da rodada. Dentro do campo, também o clássico apresentou um colorido especial que chegou a se confundir muitas vezes com a violência como se houvesse ainda alguma esperança dos dois times em relação ao titulo máximo. Entretanto, no campo valia a rivalidade entre rubros negros e vascaínos. As jogadas bruscas, as entradas violentas registram-se com freqüência, apesar do esforço do juiz Gama Malcher na sua repreensão.

VASCO DA GAMA (RJ) 2 X 2 BANGU (RJ)
Data: 19/08/1923
Campeonato carioca
Local: Rua ferrer
Árbitro: Francisco Paes de FigueiredoGols: Frederico, Antenor, Claudionor, Negrito
VASCO DA GAMA; Nelson, Leitão e Mingote; Arthur, Claudionor e Nicolino; Paschoal, Torterolli, Arlindo, Cecy e Negrito.
BANGU: Gabriel, Luiz Antônio e Brilhante; Guerra, Joppert e Waldemiro; Frederico, Anchyses, John Hartley, Dininho e Antenor.

Deixou muito a desejar o jogo realizado entre os times do Vasco e Bangu, no campo deste último. O Vasco da Gama já campeão carioca por antecipado não demonstrou empenho nesta partida e os banguenses aproveitaram isso e fizeram 2 x 0. No finalzinho, os vascaínos demonstrando resistência, empataram o jogo diante de um Bangu que não soube segurar o placar.

FLUMINENSE(RJ) 1 X 3 SANTOS(SP)
Data
: 05/03/ 1961
Torneio Rio-São Paulo
Local: Maracanã / Rio de Janeiro
GolS: Pelé (2) e Pepe , Jaburú
Árbitro: Olten Aires de Abreu
FLUMINENSE: Castilho, Jair Marinho e Pinheiro; Clóvis
(Paulo), Edmilson e Altair; Telê Santana (Augusto), Paulinho, Valdo, Jaburú e Escurinho.
SANTOS: Laércio, Fioti e Mauro Ramos de Oliveira; Zito, Calvet e Dalmo; Dorval, Mengálvio (Nei), Coutinho, Pelé e Pepe.

Pelé marcou neste jogo que toda a imprensa chamou de gol de placa.
Nesse jogo o Santos já vencia o Flu por 1 a 0, quando uma bola foi atrasada para o goleiro santista Gilmar, que visualizou Pelé como opção de saída de jogo, colocado perto do bico da grande área. Foi então que o Rei, com quase todo o time Tricolor pela frente, resolveu investir para o campo de ataque. Passou por Valdo, Edmilson, Clóvis, Altair e Pinheiro, como se nada ou ninguém estivesse a impedi-lo, até chegar na área adversária, quando cortou Jair Marinho, esperou a saída do goleiro Castilho e tocou para dentro das redes. O estádio, em êxtase, aplaudiu em pé por mais de dois minutos a
obra-prima que acabara de presenciar.

FLAMENGO (RJ) 6 X 2 BOTAFOGO (RJ)
Data: 25/101959
Campeonato carioca
Juiz: Amilcar Ferreira
Gols: Henrique(2) Bábá(2) Luis Carlos, Dida; Quarentinha e Paulinho
FLAMENGO: Mauro, Jouber e Santana, Jadir, Carlinhos e Jordan, Luis Carlos, Moacir, Henrique, Dida e Bábá.
BOTAFOGO: Ernani, Cácá e Floriano, Ronald, Pampolini e Nilton Santos, Garrincha, Tião Macalé, Paulinho, Quarentinha e Amarildo.
Obs:Foram expulsos Jouber do Flamengo e Quarentinha do Botafogo.

Em jogo do campeonato de 1959, ano em que o Fluminense foi o Campeão, o Flamengo encontrou, finalmente, a compensação dos tantos dissabores sofridos neste campeonato. Era evidente que o quadro da Gávea estava crescendo nestas ultimas semanas e que somente uma sorte madrasta o privara de resultados mais brilhantes. E todos sentiam que no dia em que o azar deixasse de perseguir o time rubro negro, o adversário iria passar mal. Foi o que aconteceu, ontem, com o Botafogo que, jogando errado taticamente, sofreu uma goleada um tanto humilhante.

2 comentários:

Fernando Henriques disse...

Valeu Pai!

Manda brasa, você é o mais fanático de todos os blogeuiros de plantão!!!

Anônimo disse...

Prezado Jorge Costa, gostei muito das sumulas dos jogos e seus comentários pertinentes. Tomi a liberdade de inserir no blog Historia do Futebol, mas coloquei que o artigo é de sua autoria.
Meu e-mail´é azermaluf@yahoo.com.br