sábado, 19 de dezembro de 2009

O caso Jóbson

Jóbson festeja com a torcida um dos gols pelo Botafogo
Foto: Extra on line
Quando chegou ao Botafogo, Jóbson tinha uma missão considerada árdua, barrar André Lima no ataque alvinegro. O jogador de 21 anos estava atuando pelo Jeju United, da Coréia do Sul, mas seus direitos federativos pertenciam ao Brasiliense-DF. A primeira partida do atacante pelo Botafogo foi diante do Goiás, no Serra Dourada, partida vencida pelo alvinegro por 3 a 1, com Jóbson marcando o primeiro do time carioca.

A partir de então o atacante já mostrava qualidade dentro do campo e começou a ser peça chave do esquema tático de Estevam Soares. Mas os gols estavam custando a sair, até mesmo pela dificuldade que o Botafogo tinha para chegar as vitórias. O atacante voltou a aparecer na antepenultima rodada do campeonato brasileiro, quando o Botafogo venceu o até então líder São Paulo por 3 a 2, no Engenhão, com dois gols de Jóbson. O atacante acabou sendo expulso na comemoração do último gol.

Depois de cumprir suspensão na partida contra o Atlético-PR, Jóbson voltou aos gramados na última rodada do brasileirão, quando o Botafogo enfrentou o Palmeiras, jogo que poderia decretar o descenso do alvinegro. Mas com um gol de Jóbson, o fogão venceu por 2 a 1 e permaneceu na elite. A festa ainda tomava conta dos corredores de General Severiano quando rumores de que Jóbson havia sido pego no exame anti-dopping da partida entre Botafogo e Coritiba começaram a surgir.

No dia 10 de Dezembro, quatro dias após a salvação do Botafogo, a suspeita se confirmou e Jóbson foi suspenso preventivamente pelo STJD por 30 dias. O Cruzeiro, que já havia anunciado a contratação do jogador para a temporada 2010, desistiu do negócio e o Botafogo, atual time do jogador, esperou o resultado da contraprova para se manifestar. Com o resultado positivo também na contraprova, o Glorioso resolveu defender o jogador na justiça.

O drama de Jóbson aumentou dias depois, quando em novo exame, desta vez na partida contra o Palmeiras, também foram encontrados vestígios de cocaína na urina do jogador. Com a reincidência de Jóbson, a ameaça de banimento do esporte ou suspensão de quatro ano (dois para cada resultado) viraram assunto no futebol mundial.

A esperança de Jóbson e do Brasilense, principal clube interessado na absolvição do jogador, é que o atleta ainda não havia sido informado do primeiro dopping quando foi flagrado no segundo, portanto, isso faria com que ele não fosse reincidente no caso, evitando o banimento. Os julgamentos só ocorrerão em 2010 e o vínculo de Jóbson com o Botafogo acaba em Dezembro deste ano, mas o departamento jurídico do alvinegro prometeu defender o jogador no tribunal.

PRINCIPAIS CASOS DE DOPING DO FUTEBOL BRASILEIRO:
1973 - Campos, do Atlético-MG - Substância: Efendrina / Suspensão: 60 dias
1993 - Zetti, da Seleção Brasileira - Substância: Cocaína / Suspensão: Absolvido
1996 - Dinei, do Coritiba - Substância: Cocaína / Suspensão: 6 meses
2000 - Athirson, do Flamengo - Substância: Femproporex / Suspensão: Absolvido
2000 - Lopes, do Palmeiras - Substância: Cocaína / Suspensão: 6 meses
2007 - Renato Silva, do Fluminense - Substância: Maconha / Suspensão: 120 dias
2007 - Marcão, do Internacional - Substância: Finasterida / Suspensão: 60 dias
2007 - Alex Alves, do Juventude - Substância: Sibutramina / Suspensão: 120 dias
2007 - Dodô, do Botafogo - Substância: Femproporex / Suspensão: 2 anos
2007 - Romário, do Vasco - Substância: Finasterida / Suspensão: 120 dias - cumpriu 70
2007 - Rodrigo Souto, do Santos - substância: Cocaína / Suspenção: 2 anos
2009 - Jóbson, do Botafogo - Substância: Cocaína / Suspensão: Ainda será julgado

Nenhum comentário: