sábado, 10 de abril de 2021

Artilharia do Campeonato Carioca de 1981

Boa tarde a todos.

Seguindo nossa coluna de Artilharias, hoje falaremos do Campeonato Carioca de 1981 vencido por aquele épico esquadrão do Flamengo comandado por Zico, Júnior, Nunes e Cia.

Esse campeonato não foi tão confuso como o Paulista, com três turnos bem disputados entre as 12 equipes daquele certame onde ali Flamengo e Vasco se sobressaíram sendo os finalistas.

Foram três jogos dramáticos onde o Vasco venceu as duas primeiras partidas forçando a um terceiro e decisivo jogo onde nele o Flamengo venceu uma partida apertada (o famoso jogo do torcedor que invadiu o campo depois do gol do Vasco esfriando a reação do time) e sagrou-se campeão carioca poucos dias depois de ganhar a Libertadores e um pouco antes de partirem para o Japão, sagrando-se também campeão mundial Interclubes derrotando o Liverpool naquela ocasião.

Além dos dois times que se garantiram para o Brasileiro de 1982, Botafogo, Fluminense e Bangu também classificaram-se com campanhas não muito brilhantes entre os três turnos, embora tivessem jogadores que fizeram a diferença em alguns jogos como Cláudio Adão, Mendonça e Rubens Feijão. 

O América foi a grande decepção daquele ano. Até que começou bem o campeonato, mas Luisinho Lemos se machucou e o time perdeu o rumo nos outros dois turnos terminando fora do Brasileirão de 1982 (Taça de Ouro) e tendo que disputar a Taça de Prata, uma espécie de Série B naqueles tempos.  

Com relação aos times "menores", destaco o Campo Grande que fez um bom papel naquele campeonato alicerçando o time que faria história no ano seguinte com o título da Taça de Prata e com a melhor campanha de sua história no Brasileiro de 1983.

Serrano e Olaria foram os times rebaixados neste campeonato com o Olaria perdendo o direito de disputar a Taça de Prata por causa disso com Bonsucesso e Portuguesa Carioca subindo em seus lugares para 1982.  

Sem mais delongas, vamos aos artilheiros:

31 Gols: Roberto Dinamite (Vasco) 

25 Gols: Zico (Flamengo) 

21 Gols: Nunes (Flamengo)

19 Gols: Cláudio Adão (Fluminense)

17 Gols: Luisinho das Arábias (Campo Grande)

16 Gols: Luisinho Lemos (América RJ)

15 Gols: Rubens Feijão (Bangu)

12 Gols: Mirandinha (Botafogo)

11 Gols: Silvinho Junger (Vasco)

10 Gols: Eli Mendes (Volta Redonda)

9 Gols: Mendonça (Botafogo), Zezé (Fluminense) e Índio (Serrano)  

8 Gols: Jorge Demolidor (Madureira) e Adílio (Flamengo)

7 Gols: Zé Roberto (Americano) e Edinho Nazareth (Fluminense)  

6 Gols: Té (Americano), Mirandinha Mineiro (Bangu), Tita Paixão (Flamengo), Gilberto Carioca (Serrano), Wilsinho (Vasco) e Miguel Amaral (Volta Redonda) 

5 Gols: Souza (Americano), Jérson (Botafogo), Pingo (Campo Grande) e Lico (Flamengo) 

4 Gols: Porto Real (América RJ), Jorge Luís (Americano), Édson Ferreira e Perivaldo (Botafogo), Baroninho (Flamengo), Delei e Zezé Gomes (Fluminense), Tita (Madureira), Aurê e Lulinha (Olaria), Amauri e Ticão (Vasco) e Sivaldo (Volta Redonda) 

3 Gols: Índio Carioca (Americano), Dé, Luisão e Marco Antônio (Bangu), Marcelo Oliveira (Botafogo), Júnior (Flamengo), Gilberto (Fluminense), Dudu, Marquinho Carioca e Renato Sá (Vasco)  

2 Gols: Moreno e Zé Paulo (América RJ), Neílson (Americano), Dreifus (Bangu), Ademir Lobo e Ziza (Botafogo), Aílton, Jacenir, Luís Paulo e Tuchê (Campo Grande), Andrade e Mozer (Flamengo), Gilcimar e Robertinho (Fluminense), Antônio Carlos, Édson e Wilson (Madureira), Clésio e Toninho (Olaria), Betinho, Wellington e Zé Neto (Serrano) Amauri, Da Costa, Edinho, Luís Claudio e Léo (Volta Redonda) 

1 Gol: Alvimar, César, João Carlos, Jurandir, Manoel, Marcelo e Nelson Borges (América RJ), Orlando Fumaça e Sérgio Pedro (Americano), Carlos Roberto, Marcelinho, Mococa, Pedrinho Gaúcho e Renê (Bangu), Almir e Gilmar Madeira (Botafogo), Chiquinho Carioca, Peu, Ronaldo Marques e Rondinelli (Flamengo), Cristóvão, Edevaldo e Paulo Lino (Fluminense), Celso, César Carioca, Chiquinho e Rogério (Madureira), Jairo, Mauro, Omã, William, Zair e Zé Ica (Olaria), Átila, Bernardo, Luis Alberto e Mendes (Serrano), César Coelho e Serginho Carioca (Vasco) e Betinho, Beto Rocha, Botelho, Gerson, Moreno Carioca, Paulinho Guaxupé, Paulo Verdum e Zé Júlio (Volta Redonda)

Gols Contra: Zé Paulo (América RJ) a favor do Flamengo

                       Ronaldo (Americano) a favor do Serrano

                       Marinho (Flamengo) a favor do Campo Grande

                       Lima (Madureira) a favor do América RJ

                       Mauro (Olaria) a favor do Fluminense

                       Renato (Serrano) a favor do Flamengo

                       Serginho Carioca (Vasco) a favor do Botafogo

                       Colonezi (Volta Redonda) a favor do América RJ

OBS: Os jogadores Amauri e Betinho marcaram gols neste campeonato por dois times diferentes sendo 6 gols para Amauri e 3 para Betinho no total. Os nomes dos dois estão em negrito pelos gols que marcaram em seu time inicial.

OBS 2: Foram marcados 487 gols em 200 jogos, com média de 2,44 gols por jogo, uma media de razoável a boa.

Curiosidade: Neste campeonato que teve o célebre "Jogo do Troco" entre Flamengo e Botafogo com a sonora goleada de 6 x 0 dada pelo Flamengo vingando-se do Brasileiro de 1972 onde levaram o mesmo placar do Botafogo.

E pra terminar, temos os hat-tricks com Roberto Dinamite fazendo estragos nesse quesito:

Hat-Tricks: Com 4: Roberto Dinamite (Vasco) três contra o Americano (duas vezes), três contra o Campo Grande e três contra o Fluminense  

                     Com 2: Nunes (Flamengo) três contra o Madureira e três contra o Americano

                          Cláudio Adão (Fluminense) três contra o Volta Redonda e três contra o Campo Grande

                     Com 1: Mirandinha (Botafogo) três contra o América RJ                   

                                   Zico (Flamengo) três contra o América RJ

   Por enquanto é isso, leitores e leitoras fieis.

   Até a próxima.    

2 comentários:

Mario Gayer do Amaral disse...

Boa tarde a todos.

Estou aqui pra dar uma informação a respeito do jogador Miguel Amaral do Volta Redonda que na verdade fez 6 gols e não 7 como escrevi aqui. O gol foi creditado a Gérson e já corrigi este erro.

Logo voltarei para mais artilharias.

Até a próxima.

Anônimo disse...

Nunca mais outra vez...... Quem viu , viu.