terça-feira, 29 de março de 2011

E.C.Comercial

Em pé: Moraes, Bira, Alvaro, Gonçalves, Henrique Pereira e Careca
Agachados: Copeu, Gil, um jogador não identificado, Ivo Sodré e Jurandi

Famoso esquadrão do Comercial provavelmente de 1973 onde despontavam grandes jogadores com forte presença no cenário nacional como Copeu, Gil que atuou no Rio de Janeiro e foi convocado para a Copa do Mundo na Argentina e Moraes com carreira vitoriosa no Cruzeiro de Belo Horizonte.

Copeu
Carlos Cidreira, o Copeu, nascido em 26 de setembro de 1943, em Salvador-BA, tem quatro filhos, referentes a seus dois casamentos. O ex-ponta-direita de São Bento e Palmeiras nos anos 60 hoje reside em Campo Grande-MS, onde é treinador dos juvenis do Comercial, ao lado de Gonçalves, também ex-São Bento de Sorocaba. É o maior artilheiro da história do Comercial, clube que defendeu entre 1973 e 1975.

Pelo Verdão, Copeu fez 122 jogos, com 69 vitórias, 30 empates e 23 derrotas. Marcou 16 gols, segundo o Almanaque do Palmeiras de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti.

Era mais conhecido pelo espírito de luta do que pela técnica. Para ele não existia bola perdida. Pelo Palmeiras conseguiu o título da Taça Roberto Gomes Pedrosa, em 1969.

Uma das maiores lembranças do ex-ponta é que sempre "acabava" com o lateral-esquerdo Rildo, do Peixe, nos jogos entre São Bento de Sorocaba e Santos ou Palmeiras e Santos.

Talvez por isso, os dirigentes do Santos o contrataram em 1971. Mas Copeu defendeu o time da Vila apenas naquele ano. O ex-jogador também atuou por Botafogo da Bahia e Associação Atlética Portuguesa.

No dia 21 de agosto de 2007, Copeu recebeu o título de Cidadão Campograndense, por indicação do vereador Athayde Nery. Segundo o político, essa foi uma maneira de homenagear um jogador que teve grande contribuição para o futebol nacional e estadual. Curioso é que ele veio para Campo Grande em 1973 para passar apenas três meses e lá ficou. "Foi dando tudo certo, esta cidade é maravilhosa, tem um clima ótimo. Para a Bahia só volto para passear”, diz.

Um comentário:

Anônimo disse...

O jogador não identificado é Adaozinho.