quarta-feira, 24 de junho de 2009

EUA SURPREENDEM O MUNDO


A seleção dos Estados Unidos deu mais uma prova de que é a verdadeira zebra da Copa das Confederações, após bater o Egito por 3 a 0 e eliminar a atual campeã mundial Itália, a equipe americana voltou a aprontar, venceu por 2 a 0 a Espanha, campeã da Eurocopa e atual número 1 no ranking polêmico da FIFA. Além da grande façanha, os Estados Unidos conseguiram acabar com uma maravilhosa marca da Espanha, 35 jogos sem perder, a última derrota havia sido em 2006, para a Romênia.

Talvez esperando um jogo fácil, a Espanha começou com um ritmo um tanto quanto lento. A primeira investida de perigo veio aos 11 minutos quando Fábregas cruzou da esquerda e Torres chegou um pouco atrasado na conclusão. A Espanha passou a equilibrar o jogo e valorizar a posse de bola, tanto que chegou a ter o dobro de tempo com a bola em relação a seleção norte-americana. Mas o futebol é apaixonante exatamente por ser imprevisível, no primeiro lance realmente perigoso de ataque, Dempsey tocou para Altidore que se livrou da marcação e bateu, Casillas ainda deu um leve toque na bola e não conseguiu evitar o primeiro.

A zebra então começou a tomar forma, e falando inglês. A Fúria ainda foi tentar diminuir o prejuízo, mas a redonda parecia de mal humor com a seleção espanhola. Aos 44 minutos Fernando Torres invadiu área driblando a defesa e concluiu bonito, mas Howard salvou com os pés. Assim não tinha mais como marcar, e os EUA foram para o intervalo em vantagem, assim como haviam conseguido contra a Itália.

O técnico espanhol Vicente del Bosque não fez qualquer alteração no intervalo, mas a Espanha voltou com muito mais vontade. Recuado, os norte-americanos se limitavam aos chutões para o ataque. Logo no primeiro minuto Howard salvou novamente, logo depois Xabi Alonso tirou tinta do travessão. Percebendo que não poderia ficar o tempo todo na defesa, a seleção dos Estados Unidos começou a buscar sair no contra-ataque, mas não conseguiam sequer passar da intermediária com a bola dominada e com espaço para jogar. Perfeita na defesa e insistente no ataque, a Espanha não parecia disposta a entregar a vitória para os americanos.

Quando não dava na técnica, ia na raça, até o craque Donovan ajudava na defesa. Como quem não faz leva, no primeiro lance que conseguiu levar vantagem sobre a defesa espanhola, os Estados Unidos marcou. Donovan saiu na velocidade e bateu cruzado, Casillas defendeu, mas deu rebote, Sérgio Ramos pensou que o lance estava tranquilo e não percebeu que estava sendo atacado por Dempsey, resultado, bola no fundo da rede. O que já era improvável ficou pior.

Completamente abalados, os espanhóis começaram a tentar tudo. Chutes de fora da área, cruzamentos, jogadas ensaiadas, tudo em vão. Jorge Larrionda apitou para o centro do campo e deu fim a pressão espanhola, como uma surpresa incrível, o Estados Unidos saiu de virtualmente desclassificado, para a final da Copa das Confederações. E nós brasileiros esperamos que esta seja a única surpresa da competição.

ESPANHA 0 X 2 ESTADOS UNIDOS

Estádio: Estádio Free State, Bloemfontein (AFS)
Data/hora: 24/6/2007 - 15h30 (de Brasília)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Mauricio Espinosa (URU) e Pablo Fandino (URU)
Cartões amarelos: Capdevilla, Pique (ESP); Donovan, Altidore (EUA)
Cartões vermelhos: Bradley, 41'/2ºT.
GOLS: Altidore, 26'/1ºT (0-1); Dempsey, 29'/2ºT)

ESPANHA: Casillas; Sergio Ramos, Puyol, Piqué e Capdevila; Xabi Alonso, Xavi, Fabregas (Cazorla, 23'/2ºT) e Riera (Mata, 31'/2ºT); Torres e Villa. Técnico: Vicente Del Bosque.

ESTADOS UNIDOS: Howard; Spector, Onyewu, Bocanegra e DeMerit; Dempsey (Bornstein, 44'/2ºT), Bradley, Clark e Donovan; Davies (Feilhaber, 24'/2ºT) e Altidore (Casey, 38'/2ºT). Técnico: Bob Bradley.

Um comentário:

Jorge Costa disse...

Grande surpresa a eliminação da Espanha, equipe com 35 jogos invicta.
Que o Brasil tome cuidado com a anfitriã África do Sul para que não seja surpreendido.

Valeu Ricardo