domingo, 20 de junho de 2010

Súmulas da Copa do Mundo de 2010 e Opiniões Pessoais

Olá, pessoal!!

A Copa do Mundo está começando a pegar fogo á medida que os jogos acontecem. Vamos agora as súmulas e as opiniões dos jogos de ontem:

HOLANDA 1 X 0 JAPÃO
Estádio
: Moses Mabhida, em Durban (AFS)
Data: 19/6/2010
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG)
Auxiliares: Hernán Maidana (ARG) e Ricardo Casas (ARG)
Público: 62.010 presentes
Cartão Amarelo: Van der Wiel (HOL)
Gol: Sneijder 7'/2ºT (Holanda)
HOLANDA: Stekelenburg, Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Van Bronckhorst; Van Bommel, De Jong e Sneijder (Afellay 36'/2ºT); Kuyt, Van der Vaart (Elia 26'/2ºT) e Van Persie (Huntelaar 41'/2ºT)
Técnico: Bert van Marwijk.
JAPÃO: Kawashima, Nagatomo, Nakazawa, Túlio Tanaka e Komano; Abe, Hasebe (Okazaki 31'/2ºT), Endo, Matsui (Nakamura 18'/2ºT) e Okubo (Tamada 31'/2ºT); Honda
Técnico: Takeshi Okada.

Opinião: Esse jogo entre os velhos parceiros históricos e comerciais na era Tokugawa teve algumas coisas interessantes pra se contar.
A Holanda ainda não mostrou o seu verdadeiro futebol e se mostrou, até agora não é o canal, como se diz. Jogou essa partida muito travada e por vezes, sem objetividade. E o Japão, por sua vez, novamente tentou usar sua velha tática do único golpe certeiro para conseguir alguma coisa. E por pouco não conseguiu isso no fim do jogo em um chute perigoso de Okazaki pra fora.
Destaque negativo para a infelicidade do goleiro Kawashima no chute de fora da área de Sneijder que originou o gol holandês onde praticamente empurrou a bola pra dentro do gol. Como disse, não chegou a ser um frangaço homérico como o do inglês Green, mas foi uma falha infeliz. E o nosso mocinho da Copa deu trabalho ao mestre experiente, mas perdeu com honra e dignidade.

Minha nota pra esse jogo é 6 devido ao apagado jogo holandês e da falta de qualidade dos japoneses na hora dos (poucos) arremates.

GANA 1 X 1 AUSTRÁLIA
Estádio: Royal Bafokeng, Rustemburgo (AFS)
Data: 19/6/2000
Árbitro: Roberto Rosseti (ITA)
Auxiliares: Paolo Calcagno (ITA) e Stefano Ayroldi (ITA)
Público:34.812 presentes
Cartões Amarelos: Addy, Jonathan, Annan (GAN); Moore (AUS)
Cartão Vermelho: Kewell, 24'/1ºT (AUS)
Gols: Holman, 11'/1ºT (Austrália); Gyan, 25'/1ºT (Pênalti para Gana)
GANA: Kingson; Pantsil, Addy, Mensah e Sarpei; Annan, Boateng (Amoah, 43'/2ºT) Asamoah (Muntari, 30'/2ºT), Ayew e Tagoe (Owsu-Abeyie, 11'/2ºT); Gyan.
Técnico: Milovan Rajevac
AUSTRÁLIA: Schwarzer; Wilkshire (Rukavytsya, 39'/2ºT), Neill, C. Moore e Carney; Valeri, Culina, Emerton, Holman (Kennedy, 22'/2ºT) e Bresciano (Chipperfield, 20'/2ºT); Kewell. Técnico: Pim Verbeek.

Opinião: Foi um jogo apenas razoável. Parecia que as equipes tinham medo de perder esse jogo. Mas no fim das contas o empate teve sabor de derrota para ambos. Gana porque não conseguiu a classificação antecipada para salvar o continente africano de um desastre iminente de ficar sem uma seleção local entre os 16 das oitavas-de-final e a Austrália porque praticamente ficou sem chances de continuar na Copa do Mundo, a não ser que consiga o milagre de vencer os sérvios.
E só para variar, a bizarrice apareceu outra vez nesse jogo. E em dose dupla.

No gol da Austrália, o Kingson "bate uma roupa federal" e solta a bola nos pés do Holman que concluiu para o fundo das redes e no pênalti ganês, o Kewell me faz uma bela bobagem praticamente defendendo a bola com as mãos embaixo do gol e sendo muito bem expulso pelo árbitro. Que desagradável, hein, Kewell!!!

Minha nota desse jogo é 5. O que salvou esse jogo de uma nota pior são as patacoadas que proporcionaram os dois gols do jogo.


CAMARÕES 1 X 2 DINAMARCA
Local: Estádio Loftus Versfeld, em Pretória (AFS)
Data: 19/6/2010
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Assistentes: Pablo Fandino (URU) e Mauricio Espinosa (URU)
Público: 38.074 presentes
Cartões Amarelos: Bassong e M'Bia (CMR); Sorensen e Kjaer (DIN)
Gols: Eto'o 10'/1ºT (Camarões), Bendtner 33'/1ºT e Rommedahl 15'/2ºT (Dinamarca)
CAMARÕES: Souleymanou, M'bia, N'Koulou, Bassong (Idrissou 27'/2ºT) e Assou-Ekotto; Geremi, Song, Emana e Enoh (Makoun - Intervalo); Eto'o e Webo (Aboubakar 33'/2ºT) Técnico: Paul Le Guen.
DINAMARCA: Sorensen, Jacobsen, Agger, Kjaer e Simon Poulsen; Jorgensen (Jensen - Intervalo), Christian Poulsen e Gronkjaer (Kahlenberg 21'/2ºT); Rommedahl, Tomasson (Jacob Poulsen 40/2ºT) e Bendtner
Técnico: Morten Olsen.

Opinião: Esse jogo eu posso dizer com todas as letras: um graaandee jogaço!! Teve de tudo aqui: belas jogadas dos dois lados, chances perdidas, gols, bolas na trave, doses cavalares de emoção, enfim tudo o que os amantes do bom futebol desejam ver.
Os jogadores camaroneses deram um murro na mesa pra modificar o esquema de acordo com os seus pensamentos democráticos e como uma prova disso, sairam na frente com um belo gol de Eto´o aproveitando mais uma bizarrice dinamarquesa feita pelo Christian Poulsen em uma reposição errada. Estavam muito bem em campo até levarem o primeiro gol dinamarquês do Bendtner aproveitando um cruzamento da direita. Os camaroneses sentiram o golpe e aos poucos, perderam o ímpeto de atacar mais forte e os dinamarqueses aproveitavam sempre as descidas pela direita em cima do fraco Assou-Ekotto.
Numa dessas, veio o segundo gol do velho e bom Dennis Rommedahl, (aquele mesmo que foi o carrasco dos franceses em 2002), que enterrou definitivamente o sonho camaronês de chegar as oitavas-de-final.
Uma pena para os jogadores camaroneses, que mostraram a atitude de mudar alguma coisa para melhorar o desempenho. Pena que não foi o suficiente.

Minha nota pra esse jogo não é outra senão 10!!! Um belo jogo que entrará sem dúvida pra história dessa Copa do Mundo, talvez uma das 10 melhores no futuro.

Até a próxima.

Nenhum comentário: